Florianópolis é a capital mais empreendedora do país segundo um estudo da Endeavor. Foto: Daniel Wiedemann/Shutterstock.com
Florianópolis é a capital mais empreendedora do país segundo um estudo realizado pela Endeavor. A empresa analisou as 14 capitais que possuem regiões metropolitanas com mais de 1% das empresas de alto crescimento do Brasil.
No Brasil, existem quase 5 milhões de empresas, mas apenas 35 mil são classificadas como de alto crescimento, sendo responsáveis por quase metade da criação de empregos no país.
O 2º lugar do ranking ficou com São Paulo, que é seguida por Vitória e Curitiba.
A 5ª posição é de Brasília, a 6ª é de Belo Horizonte e a 7ª, de Porto Alegre.
Goiânia ficou com a 8ª posição, seguida por Rio de Janeiro, Manaus e Belém.
O 12º lugar pertence ao Recife, enquanto Fortaleza ficou com o 13º e Salvador, com o 14º.
Os indicadores analisados foram infraestrutura, capital humano, inovação, ambiente regulatório, mercado, acesso a capital e cultura. A capital catarinense se destacou principalmente nos três primeiros.
Dados divulgados pela prefeitura da cidade em 2012 apontam que o faturamento das 600 empresas de base tecnológica existentes em Florianópolis alcançava R$ 1 bilhão.
No mesmo ano, elas foram responsáveis por 6 mil empregos diretos, de acordo com o Ministério do Trabalho e Emprego.
Em infraestrutura, a capital catarinense se sobressai pela fácil mobilidade, boa segurança e custos de imóveis e energia elétrica abaixo da média.
Entre as cidades estudadas, é também a que tem a população mais ligada à internet, com quase 80% das pessoas conectadas.
O pilar capital humano considera o acesso e qualidade de mão de obra básica e qualificada.
Em Florianópolis, 85% da população têm ao menos nível de ensino básico. A única capital que se aproxima deste índice é Vitória, com 82%. Nas outras 12 cidades a média fica em 74%.