O HoloLens será utilizado no desenvolvimento de novos produtos focados na venda de veículos. Foto: Divulgação.

A Volvo Cars e a Microsoft fizeram uma demonstração para mostrar como o primeiro computador holográfico da fabricante americana, o Microsoft HoloLens, será utilizado no desenvolvimento de novos produtos focados na venda de veículos.

A primeira ação da parceria foi uma apresentação virtual do novo S90, sedan de luxo que será revelado ao público no Salão do Automóvel de Detroit, em janeiro de 2016.

Durante a demonstração, na sede da Microsoft, nos Estados Unidos, o sistema HoloLens permitiu ao usuário configurar carros em um ambiente tridimensional. Com o computador “vestível”, os hologramas reproduzem situações do mundo real.

“O HoloLens oferece a liberdade de criar uma experiência sob medida que pode ser conduzida pelos consumidores. Imagine mesclar a realidade com o mundo virtual para escolher o tipo de carro que você busca – selecionando cores, rodas ou compreendendo melhor os dispositivos e serviços e opções disponíveis”, explica Björn Annwall, vice-presidente sênior de Marketing, Vendas de Serviços da Volvo Cars.

O executivo acrescenta que a tecnologia HoloLens permite maior liberdade em comparação ao tradicional modelo de vendas nas concessionárias. Segundo ele, não está em um futuro distante a ideia de utilizar o configurador tridimensional para a compra do carro em estandes em shoppings e quiosques na rua, abrindo novos canais de vendas da Volvo.

As tecnologias de condução autônoma e de processamento de dados conectados, para criar novos serviços, também serão alvo da parceria entre as empresas.

Com a parceria, a Volvo pode contar com a tecnologia da Microsoft para melhorar a experiência de condução, explorando a análise preditiva de dados para melhorar a segurança em movimento.

Lançado em janeiro de 2015, o HoloLens é similar aos aparelhos de realidade virtual que têm surgido no mercado. A diferença é que a ferramenta da Microsoft não cria uma nova realidade, mas leva os usuários a um mundo virtual enquanto traz a tecnologia para o ambiente real. Com isso, o usuário que estiver utilizando os óculos poderá visualizar hologramas no chão, mesas e paredes, sem sair do lugar em que está.