TECNOLOGIA

Acrilex: update em sistemas Cobol

24/11/2016 11:27

Fabricante de tintas preferiu melhorar seus sistemas em Cobol do que fazer uma migração.

Acrilex fabrica tintas escolares. Foto: Pixabay.

Tamanho da fonte: -A+A

A Acrilex, fabricante de tintas sediada em São Bernardo do Campo, decidiu fazer uma atualização do seu sistema de gestão desenvolvido em Cobol em um projeto realizado pela consultoria Interon com a plataforma isCOBOL, da Veryant. 

O projeto envolveu mais de 2 mil programas e 700 layouts, possibilitando que as soluções deixassem de rodar em Unix com suporte descontinuado e passassem a rodar em um ambiente distribuído.

“Em uma aplicação, o tempo de geração de relatório foi reduzido à metade. Outro problema que deixamos de ter foram as paradas por reinicialização do servidor, antes frequentes para liberar o acesso a arquivos”, comenta Patrícia Del Santi, gestora de TI da Acrilex..

Patrícia observa que a arquitetura do isCOBOL, além de resolver os gargalos imediatos, elimina obstáculos a futuras atualizações de plataformas de sistema operacional e servidor. 

A interface das aplicações também foi atualizada com os recursos do ambiente de desenvolvimento integrado do isCOBOL.

No mesmo processo, a Interon também reformulou a arquitetura de dados, com uma base consolidada sobre a plataforma DBMaker. 

Desenvolvido pelo The Syscom Group, o banco de dados relacional (RDBMS) serve diretamente às aplicações Cobol, ao mesmo tempo em que torna as informações disponíveis a ferramentas de análise, aplicativos periféricos e outros serviços. 

A Acrilex é considerada a maior fábrica de tintas artísticas, decorativas e escolares da América Latina, com produtos vendidos em 10 mil PDVs em todo território nacional, além de 35 países para onde a empresa exporta. 

A empresa chegou a avaliar a migração para um ERP de mercado, mas recuou ao avaliar as rupturas em todos os processos industriais, de gestão e financeiros que só poderiam ser superados com investimento em parametrização.

Veja também

PROCESSAMENTO
Via Varejo otimiza mainframe com 3Con

Contrato engloba a otimização da performance na plataforma IBM DB2 e revisão dos sistemas legados.

MIGRAÇÃO
Globo elimina mainframe com 3Con

Trabalho envolveu reescrever alguns dos sistemas de missão crítica da empresa, escritos originalmente em Cobol/CICS.