Vinícius Rovere, fundador da ContaAzul.

A ContaAzul, empresa de sistemas de gestão online para micro e pequenas empresas, acaba de contratar Marcelo dos Santos, ex-diretor de comunicação e marketing da Totvs, para assumir o cargo de chief growth officer (CGO).

O CGO é uma nova adição na lista de siglas de três letras para definir cargos executivos que começou a circular em 2009.

Em nota, a empresa afirma que as atribuições de Santos incluirão  desenvolver novos negócios, buscar parcerias estratégicas e fortalecer a área de marketing.

Santos vem de um período curto de 11 meses paulista Folhamatic, onde foi contratado no começo do ano como VP de marketing e vendas. Em julho a empresa foi comprada pelos ingleses da Sage, em um negócio de quase R$ 400 milhões.

Antes, o executivo havia feito carreira na Datasul, onde passou por posições como controller comercial, gerente geral de vendas, diretor de operações América no SUl e diretor de marketing corporativo. Com a compra pela Totvs, passou a exercer o cargo de diretor de marketing e comunicação.

“Após ter trabalhado em grandes empresas, algumas delas multinacionais, vejo nesse novo desafio uma oportunidade única de participar da história de sucesso de uma startup brasileira, com um modelo de negócios bem diferenciado, detentora de uma cultura jovem, com um potencial enorme e que já vem apresentando crescimento rápido e altamente escalável”, comenta o executivo.

Fundada em 2011 em Joinville, a ContaAzul foi a primeira startup brasileira selecionada pela 500Startups, um dos principais programas de aceleração de negócios no Vale do Silício para receber mentoria sobre design, distribuição online e métricas, ficando incubada por quatro meses nos Estados Unidos.  

A empresa já recebeu investimentos da Monashees Capital, Ribbit Capital, 500Startups e da Napkn Ventures.

Hoje, 10 mil empresas usam o sistema da ContaAzul, com mensalidades entre R$ 19,90 e R$ 195.