Curitiba vai receber o Smart City Expo nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. Foto: flickr/mathieustruck.

Curitiba vai receber o Smart City Expo nos dias 28 de fevereiro e 1º de março. O evento será a primeira edição brasileira do Smart City Expo World Congress, realizado anualmente em Barcelona.

O encontro realizado na Espanha é o maior evento global sobre o tema de Cidades Inteligentes e reúne mais de 18 mil pessoas de 120 países durante 3 dias. 

A iniciativa já ocorre anualmente em outras cidades ao redor do mundo como Kyoto (Japão), Montreal (Canadá), Puebla (México), Casablanca (Marrocos), Istambul (Turquia), Bogotá (Colômbia) e Buenos Aires (Argentina).

Como parceira governamental, o evento do Paraná terá a Frente Nacional dos Prefeitos (FNP). Entre os cinco mil participantes esperados para o congresso estão prefeitos de todo o Brasil interessados em conhecer soluções inovadoras e tecnológicas para melhorar a qualidade de vida das pessoas em suas cidades. 

Fundada há 29 anos, a FNP atua em cerca de 400 municípios brasileiros com mais de 80 mil habitantes, o que abrange 60% do total de habitantes do país e 75% do Produto Interno Bruto (PIB).

Em novembro passado, a Frente participou do Smart City World Congress, em Barcelona.

“A oficialização da FNP como apoio governamental consolida o Smart City Expo Curitiba como um grande palco nacional para gestores públicos, em conjunto com especialistas de todo o mundo, poderem discutir a viabilidade de implementar soluções inovadoras para a realidade do Brasil. Nossa expectativa é a presença de mais de cem prefeitos durante os dois dias de evento”, explica André Telles, diretor de marketing do iCities, empresa responsável pela organização do evento.

Durante o Smart City Expo Curitiba, os prefeitos terão à disposição uma sala exclusiva, na qual poderão ter contato com outros chefes de executivo municipais, palestrantes e representantes de empresas expositoras.