Samsung e Visa firmam acordo para bombar m-payment por NFC. Foto: divulgação.

A Visa e a Samsung anunciaram nesta segunda-feira, 25, hoje uma aliança global unindo a tecnologia de pagamentos da Visa aos dispositivos móveis da fabricante coreana para a criação de uma solução de pagamento via Near Field Communication (NFC).

Pelo acordo, as instituições financeiras que quiserem lançar programas de pagamento móvel poderão usar o Visa Mobile Provisioning Service para baixar, com segurança, as informações da conta de pagamento em dispositivos Samsung equipados com a tecnologia NFC.

Além disso, a fabricante de eletrônicos se comprometeu a inserir o payWave, app de pagamento móvel da Visa, em todos os seus dispositivos móveis com tecnologia NFC.

Com a união de forças, as empresas tem o plano de formar uma aliança com potencial para acelerar substancialmente a disponibilização de pagamentos móveis no mundo.  

Para que as instituições financeiras tenham a possibilidade de lançar programas de pagamento móvel em grande escala, a empresa coreana oferecerá aos bancos a capacidade de carregar as informações da conta de pagamento em um chip seguro.

Isso será possível com a utilização do Mobile Provisioning Service da Visa e o Samsung KMS (Key Management System), serviço que cria domínios seguros de armazenamento de dados para os emissores.

Segundo a Samsung, esta aliança é a primeira do gênero entre uma líder na fabricação de celulares com NFC e uma rede de pagamento, e está abrindo caminho para a implementação de programas de pagamento móvel em grande escala.

Para Jim McCarthy, diretor global de produtos da Visa, os dispositivos equipados com a funcionalidade de pagamento Visa serão um produto poderoso, especialmente em mercados onde o m-payment está se popularizando.

“O segredo para tornar os pagamentos móveis amplamente disponíveis mundialmente é oferecer às instituições financeiras uma forma segura de munir milhões de smartphones com as informações da conta de pagamento, e é exatamente isso que a Visa e a Samsung estão prontas para entregar”, observa.

A Samsung já experimenta com a tecnologia NFC em seus aparelhos e com esta aliança quer liderar a viabilização dos pagamentos móveis, diz Won-Pyo Hong, presidente e diretor da unidade de negócios Media Solution Center da empresa.

"A parceria com a Visa é um passo em direção a uma plataforma de pagamento móvel global”, finaliza.

As primeiras demonstrações do payWave e sua utilização nos smartphones Samsung está prevista para o Mobile World Congress 2013, que ocorre em Barcelona até quinta-feira, 28.

Segundo informações da consultoria ABI Research, um total de 1,95 bilhão de dispositivos equipados com a tecnologia NFC serão vendidos até 2017.