Baguete
InícioNotícias> Buscapé quer criar novo Black Friday

Tamanho da fonte:-A+A

AGORA VAI?

Buscapé quer criar novo Black Friday

Maurício Renner
// terça, 25/02/2014 10:55

O Buscapé vai investir R$ 15 milhões na criação de uma nova data para descontos no e-commerce, batizada de Dia do Consumidor Brasil e marcada para a quarta-feira, 19 de março.

Black Friday não oferece bons descontos no Brasil. Foto: flickr.com/photos/blazinred

Em nota, o comparador de preços não revela quantos sites já aderiram, mas informa que grandes nomes como Americanas.com, Casas Bahia, Centauro, Dell, Extra, Magazine Luiza, Marisa, Netshoes, Pontofrio, Ricardo Eletro, Saraiva, Shoptime, Submarino e Walmart.com já entraram no barco.

A iniciativa também conta com o apoio da Câmara Brasileira de Comércio Eletrônico (Câmara-e.net), da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de São Paulo (Fecomercio SP) e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP).

“Assim como a Black Friday, a data trará inúmeras promoções em lojas online, com descontos expressivos, ajudando a alavancar as vendas no começo do primeiro semestre, período tradicional de retração do consumo”, explica o CEO do Buscapé Company Rodrigo Borer.

A liquidação deve se repetir anualmente, sempre em uma quarta-feira, após, ou, no próprio dia 15 de março, data reconhecida pela ONU como Dia Mundial do Consumidor, criada para lembrar os direitos de quem compra, afirma a nota.

A ênfase nos direitos do consumidor não é gratuita. Apesar do sucesso – as vendas da segunda edição tiveram alta de 217%, chegando a  R$ 770 milhões – a versão brasileira do Black Friday tem sido atingida por críticas de consumidores.

Os internautas têm ironizado a promoção do segundo semestre como “Black Fraude”, pela prática de alguns varejistas de oferecerem descontos que são “a metade do dobro”.

Segundo levantamento feito pelo Programa de Administração de Varejo (Provar), da FIA, no último Black Friday no Brasil se analisadas as três semanas anteriores ao evento, juntamente à semana seguinte à promoção em massa, os preços dos produtos "ofertados" mais cresceram do que diminuíram.

O problema foi constatado até mesmo na Black Friday, no dia 29 de novembro. Na data, de acordo com o documento, dentre todos os itens analisados, 21,4% sofreram aumento de preços. Isso representa mais do que o dobro daqueles cujos preços caíram (9,53%). Na média, os aumentos foram de 10,2% e os descontos de 10,6%. 

Na semana seguinte às promoções, 22,6% dos produtos tiveram queda nos preços - número mais de duas vezes maior do que o de itens que tiveram os preços diminuídos na data (9,5%).

Resta saber se o Buscapé conseguirá fazer com que os mesmos varejistas que não dão descontos consistentes no Black Friday diminuam preços no  Dia do Consumidor Brasil. 

Maurício Renner
COMENTÁRIOS ANTERIORES
Fernando

postado em: 26/02/2014 - 15:24

De novo? O black-friday ocorre nos EUA após o DIA DE AÇÃO DE GRAÇAS, que é o dia que os norte-americanos trocam os presentes, diferente de nós que é no Natal.

A data lógica aqui seria nos meses dos "Liquida " que é em janeiro ou fevereiro.

Falando nisto, chega de imitar os caras: já tem até "Spring break" em julho e halloween (?) aqui... coisa de povinho colonizado sem cultura!

Priscila

postado em: 27/02/2014 - 18:54

Por acaso você é brasileiro? Pq se for é uma vergonha chamar os profissionais de marketing do seu país de "povinho colonizado". E mesmo que você não seja brasileiro é uma vergonha e uma falta de educação tremenda falar isso. Estude um pouquinho de história para entender que fomos uma colônia de exploração e não uma colônia de povoamento e, que por isso, tivemos atraso no desenvolvimento do nosso país.

Quanto a data que o Buscapé esta criando, acho válido sim. O comércio brasileiro continua em fase de ascensão e criar movimentos com ofertas agressivas e válidas para o consumidor sempre é bom. Além disso, é sempre uma oportunidade para aqueles que não puderem participar das outras promoções como a Black Friday e o Cyber Monday, por exemplo.

Anônimo

postado em: 13/03/2014 - 02:16

Fica quieta, o cara tá certo. Vergonha é viver com um bando de gente que não tem cultura própria e fica aderindo a de outros povos, mediocre isso assim como seu comentário.

Magno

postado em: 28/04/2014 - 10:27

Eu achei mais do que válido criarem uma segunda data para o Black Friday. Por mais que esta não seja uma cultura originalmente brasileira, vivemos em um mundo globalizado em que os povos vão aderindo nichos culturais de diversos cantos do mundo.

Não vejo isso como uma forma de copiar ou querer ser igual um outro país, e sim como uma oportunidade de compras e vendas, o que é ótimo tanto para os vendedores quanto para os clientes.

O Black Friday é um sucesso tanto nos EUA quanto no Brasil, de um tempinho para cá, e tem todo o fundamento do mundo. Eu particularmente adoro.

Abraços,
Magno.