Ernani Zottis.

A Cotrisel, cooperativa agropecuária com sede em São Sepé, no Rio Grande do Sul, adotou um sistema de gestão da Infogen, de Chapecó.

O ERP Gescooper está sendo instalado nas unidades da cooperativa, que conta hoje com  871 funcionários, quase cinco mil agricultores associados e faturou  R$ 400 milhões em 2013.

“Associados e clientes não podem mais esperar. O agrônomo está na lavoura e pode resolver o problema do associado na hora, via sistema. Não precisa ir até a cooperativa para isso. O cliente também pode ver via internet como está  a carga de arroz”, explica o diretor administrativo da Cotrisel, Paulo Santos. 

A Infogen é especializada em cooperativas agrícolas, atendendo a mais de 50 empresas nesse segmento. 

Em nota, a empresa afirma que o contrato “envolveu um longo processo de negociação e uma disputa com outras empresas referência no segmento”, sem abrir nomes.

“Isso demonstra a nossa capacidade de trabalho em empresas de grande porte e nos torna, cada vez mais, referência no fornecimento de softwares para cooperativas agropecuárias”, afirma o diretor executivo da Infogen, Ernani Zottis.

Tanto SAP como Totvs tem fechado contratos de implementação de ERPs em companhias do segmento, muitas das quais ainda usam sistemas caseiros de gestão.

A Cotrisel, que trabalha com as culturas de arroz, soja, trigo e outros grãos, possui unidades nos municípios gaúchos de São Sepé, Restinga Seca, Formigueiro, Vila Nova do Sul e São Pedro. 

O arroz irrigado é o carro chefe dos negócios da Cotrisel, representando 50% do faturamento. O produto é beneficiado e comercializado com marca Sepé, com foco nos mercados do Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais e Bahia.