Oracle aposta com compra da BlueKai. Foto: divulgação.

A Oracle anunciou nesta terça-feira, 25, a assinatura do contrato de aquisição da norte-americana BlueKai, uma das principais empresas de marketing na nuvem usando aplicações de Big Data.

A companhia adquiriu a companhia californiana por estimados US$ 400 milhões, segundo dados do site AdExchanger, adquirindo uma ferramenta que permite às empresas personalizar campanhas de marketing on-line, off-line e nos canais móveis, usando a coleta de dados para ter informações mais precisas e práticas sobre os públicos-alvo.

De acordo com dados divulgados pela Oracle, a BlueKai é líder mundial no fornecimento de dados de terceiros, fornecedo às empresas dados úteis sobre mais de 700 milhões de perfis.

Segundo teve Miranda, vice-presidente executivo de Desenvolvimento de Aplicativos da Oracle, a empresa será agregada ao Oracle Marketing Cloud, solução já oferecida pela companhia.

Na parte de desenvolvimento, a aplicação será integrada ao Responsys, para automação de marketing B2C, e Eloqua, para automação de marketing B2B. A companhia espera com isso ter perfis de usuário mais completos, integrando informações de fontes diretas e indiretas, incluindo mídias, publicidade, redes sociais e canais móveis.

Com a nova aquisição, a Oracle pretende se fortalecer ainda mais em sua oferta em plataformas voltadas ao marketing e relacionamento com consumidor, batendo de frente com rivais como Salesforce.

"A combinação propiciará ainda que empresas B2B e B2C criem campanhas multicanal personalizadas e interações com clientes via e-mail, web, social, dispositivos móveis, publicidades e canais de conteúdo em cadeia, de maneira inédita", afirmou a multinacional em comunicado.

Somadas às recentes compras da Vitrue (US$ 300 milhões), em 2012, Eloqua (US$ 810 milhões), também em 2012, e Responsys (US$ 1,5 bilhão), no final de 2013, a Oracle passa dos US$ 3 bilhões gastos neste segmento, incluindo o valor estimado na compra da BlueKai.

"A inclusão da BlueKai ao Oracle Marketing Cloud permitirá que os profissionais de marketing tomem decisões práticas com base nos dados dos clientes ativos e de novos segmentos, assim como definam os públicos-alvo de modo preciso, com uma mensagem personalizada em todos os canais", finaliza Miranda.