Accenture compra Gapso. Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Accenture, empresa global de consultoria, tecnologia e terceirização de serviços, anunciou nesta quarta-feira a aquisição da brasileira Gapso, desenvolvedora de sistemas analíticos de planejamento para supply chain.

Com a aquisição, de valor não divulgado, a Accenture incorporará a operação da Gapso à sua divisão de analytics, ampliando sua oferta de serviços neste segmento e agregando profissionais especializados ao seu time.

"Eles ajudarão nas tomadas de decisão de análise de dados, especialmente no atendimento às indústrias de óleo, gás e petroquímicas, além de mineradoras e organizações de papel e celulose, aço, grãos, açúcar e etanol", afirmou a multinacional em nota.

Conforme destaca a Accenture, o processo de integração das duas empresas levará cerca de 18 meses.

Após o processo, as capacidades da Gapso serão um dos pontos de impulso para a Accenture Digital, unidade de serviços digitais criada em 2013 para atacar nas verticais de mobilidade, análise de dados e marketing.

Sediada no Rio de Janeiro, a Gapso tem expertise na resolução de desafios complexos de supply chain e logística, atuando principalmente nos segmentos de recursos naturais e agronegócio.

Entre os clientes da Gapso estão empresas de grande porte como Vale, Rapidão Cometa, Fibria e Petrobrás. A empresa carioca conta com 120 funcionários, 25 deles dedicados ao desenvolvimento de modelos matemáticos de análise.

Segundo a consultoria, a aquisição também servirá para capitalizar dados na Internet das Coisas. Para a Accenture, as capacidades avançadas de analytics da Gapso ajudarão as indústrias a transformarem dados de IoT em soluções para problemas de supply chain e operações.

A Accenture é uma empresa global de consultoria de gestão, serviços de tecnologia e outsourcing, que atende a clientes em mais de 120 países.

A companhia teve receitas líquidas de US$ 30 bilhões no ano fiscal encerrado em 31 de agosto de 2014.