Satya Nadella e José María Álvarez-Pallete. Foto: Divulgação.

A Telefónica e a Microsoft anunciaram hoje, no Mobile World Congress, uma colaboração em projetos de inovação no setor de telecomunicações para desenvolver serviços que combinem as redes da Telefónica e a plataforma Microsoft Azure AI.

O novo acordo acontece após um trabalho conjunto realizado pelas empresas com foco em dados para ofertas como como a Aura, assistente digital da Telefónica com tecnologia de inteligência artificial. 

“A Telefónica tem sido líder no uso de inteligência artificial para transformar o envolvimento do cliente e a parceria estratégica que anunciamos hoje se baseia nessa história de inovação. Juntos, usaremos a força do Azure e do Azure AI para criar experiências novas e transformadoras para milhões de clientes da Telefónica em todo o mundo”, diz Satya Nadella, CEO da Microsoft. 

Juntas, Telefónica e Microsoft expandirão o uso dos Serviços Cognitivos Azure para processos de negócios e envolvimento do cliente, criarão novas experiências domésticas com tecnologia de IA e explorarão o uso de tecnologias inteligentes para transformar a rede.

“A companhia está aplicando tecnologia de ponta em sua transformação contínua e é pioneira na virtualização e softwearização para desenvolver redes inteligentes e líquidas, prontas para serem alimentadas por IA. Já estamos usando a IA para melhorar nosso relacionamento com os clientes e estamos realmente animados em trabalhar com a Microsoft para aproveitar ainda mais o poder da IA ​​do Azure”, destaca José María Álvarez-Pallete, presidente e CEO da Telefónica.

Atualmente, os Serviços Cognitivos Azure capacitam a Aura, que é incorporada em canais como aplicativos móveis, serviço de TV paga da empresa e call centers no Brasil. 

Com este novo acordo, Microsoft e Telefónica trabalharão para explorar a extensão da Aura e dos Serviços Cognitivos a todos os canais de relacionamento com clientes, como centros de contato em outros países, mídia social e serviços na web, bem como canais voltados para funcionários e fornecedores.

As duas empresas avaliarão o desenvolvimento da visão da Casa como Computador (HaaC, sigla em inglês para Home as a Computer) da Telefónica para usar os Serviços Cognitivos Microsoft e o Azure IA com outros serviços da Telefónica.

Por fim, a Microsoft e a Telefónica vão explorar o trabalho em conjunto para identificar oportunidades de uso da IA e de tecnologias como blockchain, 5G e edge computing para transformar serviços e construir “a rede do futuro”. 

A colaboração entre as duas empresas acontecerá por meio da criação de uma equipe de trabalho conjunta. O objetivo é criar provas de conceitos para demonstrar como essas soluções podem ser usadas na previsão de provisionamento, capacidade de demanda e outras ações.