Passageiros da viação Cometa, da JCA, agora com app. Foto: divulgação.

O grupo JCA, holding que controla diversas empresas de viação nos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Santa Catarina e Minas Gerais, aposta na mobilidade para agilizar seus processos, com a criação de um app e uso de QR codes.

A empresa, que agrega empresas como a Viação 1001, Cometa, Expresso do Sul e Catarinense lançou o app na semana passada, com versões para os sistemas Android e iOS, além da versão em HTML 5.

Os softwares registraram nos primeiros dias cerca de 3,7 mil downloads, e o plano da companhia é conquistar cerca de 100 mil usuários.

Segundo destaca o Mobile Time, os usuários podem acessar informações sobre os serviços das companhias, itinerários, pontos de embarque e fazer consulta de horários através do app.

Com esta funcionalidade, a empresa espera uma adoção cada vez maior do serviço. Até o final do ano, o grupo estima que 30% do total de vendas seja via app ou web.

O serviço também possibilita a compra de passagens, mas neste caso o usuário é redirecionado para o site móvel, que opera com a plataforma de vendas e pagamento do grupo.

A aplicação também conta com conteúdos de entretenimento para os passageiros que usam o wi-fi gratuito a bordo dos ônibus que contam com o serviço.

Entre os conteúdos digitais oferecidos estão o jornal Metro, a Revista de Bordo e uma seleção de músicas no iTunes que pode ser ouvida gratuitamente.

Os apps também têm leitores de QR Code embarcados, para a leitura de códigos com conteúdos sobre produtos novos da empresa ou cupons de descontos.

“Estamos investindo bastante em QR Code. Esse será um canal para promover as novidades da empresa”, ressalta Marcelo Antunes, diretor-geral do Grupo JCA.