Empresa é uma das líderes mundiais em emissão de cartões pré-pago Visa. Foto: divulgação.

A BPP, especializada em meios de pagamentos e uma das líderes mundiais em emissão de cartões pré-pago Visa, adotou as ferramentas de core banking da Matera, companhia de soluções de TI para o mercado financeiro, gestão de risco e varejo.

Ainda em 2018, a BPP foi aprovada pelo Banco Central (BC) como Instituição de Pagamento (IP) e precisava de novos serviços e ampliação de portfólio. A partir de então, a empresa foi em busca de novas soluções utilizando contas digitais.

“Após estudarmos e analisarmos os objetivos a serem alcançados, oferecemos o nosso core banking, incluindo soluções de conta corrente, cobrança, liquidação financeira, Pix e convênios, preparando a BPP para estar apta aos novos desafios”, conta Bruno Samora, gerente da B.U. de retail da Matera.

Como fruto do negócio, a BPP foi a primeira instituição de pagamento a concluir os testes de conectividade para o Pix e a fazer com sucesso os testes de liquidação junto ao Banco Central.

Dentre os projetos desenvolvidos para o case, a empresa destaca os de liquidação financeira e conta corrente, para participação no Sistema de Pagamentos Brasileiro, e os sistemas regulatórios para estar em conformidade com o BC.

O serviço também incluiu convênios, compensação e cobrança para prestação de serviços de emissão de boletos para empresas, trazendo uma nova possibilidade de receita. 

Além disso, a BPP passou a utilizar mais módulos da Matera, como o sistema de liquidação de cartões de adquirente e subadquirente, migração do ambiente de on-premises para cloud e o Stand In, para alta disponibilidade e melhoria de performance e soluções para Pix. 

“Com a Matera no core banking, a BPP manteve o foco na criação de produtos financeiros que são ofertados como Bank as a Service, que conta com Ted, Pix, Boleto, DDA, Pix para participantes indiretos, entre outros serviços”, destaca José de Carvalho Junior, head de produtos e inovação da BPP.

Com sede em Barueri, São Paulo, a BPP anteriormente se chamava Brasil Pré-Pagos e atua com soluções corporativas na área de meios de pagamentos e gestão para empresas de diversos segmentos e tamanhos.

Entre elas, estão Bradesco, Coca-Cola, Johnson & Johnson, Adidas, Samsung, Mcdonald's, PlayStation, Swatch e Philips.

Com crescimento de 100% ao ano, a BPP também oferece seus serviços para os chamados participantes indiretos do Pix, aqueles que não são titulares de Conta PI no BC, mas que podem aderir à ferramenta através de uma solução Bank as a Service. 

Fundada em 1987, a Matera tem sede em Campinas e conta com um time de mais de 700 profissionais. A empresa está presente no Brasil e no Canadá, além de avançar em sua expansão internacional com foco nos Estados Unidos.