Ainda este ano, a Internet vai ultrapassar o jornal impresso e ser a segunda colocada no ranking de investimento em mídia no país, segundo estudo do IAB Brasil.

Em volume de investimentos, o instituto estima que a web irá registrar R$ 4,7 bilhões este ano, aumento de 39% sobre 2011, o que fará com que alcance uma fatia de 13,7% no bolo publicitário do país, contra 11% do ano passado.

Dentro disso, o mercado de buscas online irá liderar a expansão, com 50%, seguido pelo de banners, com alta de 25%.

Conforme o levantamento do IAB, a web tem crescido a uma média quatro vezes superior a do mercado de publicidade em geral, isso sem levar em conta o segmento de redes sociais.

Quanto aos anunciantes, as 100 maiores empresas brasileiras investem 13,4% de sua verba anual para publicidade no meio digital.

A pesquisa foi realizada junto a 80 milhões de internautas maiores de 16 anos de todo o país.

Da amostra, 51% são das classes A e B, enquanto 49%, das C, D e E.