Web supera jornal em marketing no Brasil

25/04/2012 10:19

Tamanho da fonte: -A+A

Ainda este ano, a Internet vai ultrapassar o jornal impresso e ser a segunda colocada no ranking de investimento em mídia no país, segundo estudo do IAB Brasil.

Em volume de investimentos, o instituto estima que a web irá registrar R$ 4,7 bilhões este ano, aumento de 39% sobre 2011, o que fará com que alcance uma fatia de 13,7% no bolo publicitário do país, contra 11% do ano passado.

Dentro disso, o mercado de buscas online irá liderar a expansão, com 50%, seguido pelo de banners, com alta de 25%.

Conforme o levantamento do IAB, a web tem crescido a uma média quatro vezes superior a do mercado de publicidade em geral, isso sem levar em conta o segmento de redes sociais.

Quanto aos anunciantes, as 100 maiores empresas brasileiras investem 13,4% de sua verba anual para publicidade no meio digital.

A pesquisa foi realizada junto a 80 milhões de internautas maiores de 16 anos de todo o país.

Da amostra, 51% são das classes A e B, enquanto 49%, das C, D e E.
 

Veja também

MAIS QUE O BRASIL
PIB da internet será 5º do mundo em 2016

A atividade econômica da internet dos países que fazem parte do G20, grupo das 20 maiores economias do mundo, crescerá mais de 10% ao ano pelos próximos quatro anos, chegando a US$ 4,2 trilhões.

O PIB da internet, que deve ser atendido em 2016, é maior que o da Alemanha, da Itália e do Brasil.

Na verdade, se os prognósticos se confirmarem, a internet será a quinta maior economia do mundo, atrás apenas dos Estados Unidos, China, Japão e Índia.

Dois Irmãos: internet grátis para todo mundo

Até o final de fevereiro, a cidade gaúcha de Dois Irmãos, a 51 quilômetros de Porto Alegre, terá internet gratuita à disposição da população.

Com investimento de R$ 500 mil, a prefeitura contratou a Parks para fazer uma infovia de 15 quilômetros de fibra ótica que, complementada com rádio, deverá iluminar os 65 quilômetros quadrados da cidade, chegando aos 27,5 mil habitantes.

Populis compra Cidade Internet

A Populis, empresa de mídia online com escritórios na Irlanda, Itália, Alemanha e Brasil, acaba de adquirir o portal brasileiro Cidade Internet, por quantia não revelada.

Com a compra, a companhia passa a operar mais de 600 sites por meio de suas marcas Excite Europe, Blogo, Blogosfere, Nanopublishing e Cidade Internet, bem como 700 mil sites na rede Mokono.

Somadas, as marcas concentram mais de 35 milhões de visitantes únicos mensais, segundo divulgado pela companhia.

Mapeamento da internet chega ao Sul

O mapa da internet banda larga no Brasil começa a incluir a região Sul, com a passagem da Expedição WDC/Abranet. A iniciativa avalia a qualidade da oferta de redes sem fio de operadoras pelo país.

A cidade paulista de Assis, próxima da divisa com o Paraná já está sendo mapeada, diz a Amanhã.

Cerf: “Internet não é um direito humano”

Vinton Cerf, um dos criadores dos protocolos TCP/IP e atualmente evangelista-chefe de Internet do Google, publicou um artigo no New York Times afirmando que o acesso à Internet não deveria ser considerado um direito humano.

Seis provedores têm 78% da internet no BR

No Brasil, seis provedores – de um universo de 1934 – concentram 78% das ofertas de conexão à internet, segundo dados de um estudo do NIC.br.

São eles Telefonica, Oi, Net, Embratel, GVT e CTBC, divulga o site IDG Now.

A atuação dos provedores também é geograficamente concentrada. Apenas 20 deles (1%) atuam em todas as regiões do país; 95% em apenas uma região; 43% apenas na região Sudeste e 11% na Região Centro-Oeste e 6% na região Norte.

Marketing digital dá TOP ADVB a Portobello

A Portobello, indústria catarinense de revestimentos cerâmicos, ficou entre as dez empresas de destaque do Top de Marketing ADVB/SC 2011 por seu case de investimento em marketing digital.

A companhia, que foi contemplada pela premiação pelo segundo ano consecutivo, investe na área desde 2010, quando transformou seu site institucional em um portal, com acesso a novas páginas e recursos de Relação com Investidores, hotsite de lançamentos, blog, e interação com redes sociais.

Marketing digital: você usa a métrica adequada?

A escolha da ferramenta de métrica adequada para o universo digital é o tema do artigo que Leonardo Naressi, diretor de tecnologia da Direct Performance, publica no Baguete nesta quarta-feira, 19.

O executivo procura auxiliar no processo de escolha ao falar sobre o conceito e as ferramentas disponíveis em termos de painéis de consumo e auditoria de mídia, web analytics, AdServers, monitoramento de redes sociais e medição de projetos Mobile.

Bayard: retorno com marketing digital

Após contratar a Cadastra, agência gaúcha de search engine marketing, a rede varejista de artigos esportivos Bayard viu sua receita aumentar 500% e a taxa de conversão em vendas na loja virtual melhorar 18%.

“Tivemos um incremento considerável de vendas e do número de cliques na loja on line desde o início da parceria,” afirma Kátia de Paula, Gerente de Planejamento e Operações da Bayard.

Marketing digital amplia venda da QIX em 80%

A marca de calçados QIX, de Novo Hamburgo, fechou 2010 com um acréscimo de 80% nas vendas de sua loja virtual na comparação com o ano anterior.

O resultado se deve, em parte, aos investimentos feitos pela empresa em ações de relacionamento e fortalecimento da marca no ambiente digital, trabalho que desde abril do ano passado foi assumido pela porto-alegrense WBI Brasil.

Uma das ações realizadas foi a reestruturação do e-commerce da empresa, com novo site estreado em setembro.