Jogos estão bombando nas plataformas móveis. Foto: divulgação.

Se você ainda não costuma baixar jogos digitais para seu smartphone, uma pesquisa mostra que possivelmente algum deles cruzará o seu caminho no futuro. Projeções divulgadas pela Juniper Research destacam que o volume mundial de downloads de games móveis vai mais que triplicar até 2017, passando de 21 para 64,1 bilhões

De acordo com o estudo, os games grátis com a possibilidade de compra de upgrades ou itens - chamado de modelo "freemium" - ocuparão cerca de 93% da fatia do mercado de games em plataformas móveis.

De acordo com o Mobile Time, os chamados jogos casuais terão metade de todo o mercado de games digitais até 2017, e uma das principais razões disso é o crescimento do modelo freemuim e a grande variedade de jogos.

Claro que não dá para esquecer o avanço de qualidade e da base de smartphones e tablets, que segundo estimativa da consultoria Benedict Evans, já chega a 1,7 bilhão e dispositivos.

O relatório destaca que o aumento da memória interna dos dispositivos também vai contribuir para o crescimento no número de downloads, assim como a própria sofisticação dos jogos, com a chegada de mais títulos multiplayer com processamento na nuvem.

Segundo o analista Siân Rowlands, autor do relatório, os games para tablets e smartphones estão atraindo um público de meia-idade, que consumiu muitas horas da sua adolescência com videogames e agora, estando empregados e com filhos, estão redescobrindo nos dispositivos móveis o prazer de jogar.

O fato de poder jogar em qualquer lugar - "on-the-go", como alguns dizem - também colabora para a escolha da plataforma móvel para fazer a jogatina.

Mesmo com este avanço, o pesquisador não acredita que o mercado de games móveis vá destruir o segmento de videogames portáteis, como o Nintendo 3DS e o Wii U. No entanto, para ele um impacto negativo é inegável.