Sistema inclui indicador de emissão de gases de efeito estufa. Foto: flickr.com/photos/ana_cotta

Tamanho da fonte: -A+A

A Copagaz adotou um software desenvolvido pela brasileira Triple Bottom Line Manager para fazer a gestão dos seus indicadores de sustentabilidade.

A empresa afirma ser a primeira do setor de gás no país a adquirir um sistema deste tipo.

O Sistema de Indicador de Sustentabilidade faz a gestão de 12 indicadores considerados de extrema relevância para a operação da distribuidora, como água, energia, investimento em meio ambiente, capacitação e treinamento de colaboradores, saúde e segurança do trabalho, questões ligadas ao RH e indicadores de emissão de gases de efeito estufa (GEE). 

O SIS oferece mensuração e monitoramento de indicadores em tempo real, por meio de diversos perfis de acesso a partir de um ambiente web, incluindo a possibilidade de elaboração e exportação de tabelas e gráficos. 

O software permite que o usuário trace metas como redução de consumo de água e energia. 

O desenvolvimento do sistema foi pensado para também agilizar o trabalho das auditorias no momento da checagem de dados para elaboração dos relatórios anuais de sustentabilidade. 

“O auditor tem acesso fácil a todas as informações lançadas pela companhia, pois o sistema permite anexar evidências na ferramenta para comprovar a veracidade dos índices e controlar tudo que está sendo lançado no sistema”, explica José Pascowitch, diretor de relacionamento da Triple Botton Line Manager.

A Copagaz foi fundada há 59 anos e é uma distribuidora e engarrafadora de gás liquefeito de petróleo, o GLP (gás de cozinha). Atualmente, produz mais de 600 mil toneladas por ano, faturando cerca de R$ 1,2 bilhão. A Copagaz é a quinta maior empresa do segmento, com 7,81% do mercado nacional. A empresa conta com 15 filiais, 13 engarrafadoras e uma rede composta por 3 mil revendedores.

A Triple Bottom Line Manager é especializada em soluções de sustentabilidade. Com sede em São Paulo, a organização tem entre seus clientes as empresas Bombril, Kepler Weber e Pernambucanas.