SAÚDE

Bionexo: BI com Microstrategy

25/04/2016 10:54

A Bionexo é focada no desenvolvimento de soluções web para e-commerce hospitalar.

Fabio Wakim Trentini, CIO da Bionexo. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Bionexo, focada no desenvolvimento de soluções web para e-commerce hospitalar, tem apostado na inteligência analítica para aprimorar a qualidade das informações. A companhia utiliza a plataforma da MicroStrategy para elaborar análises focadas na gestão interna e no apoio aos parceiros comerciais.

Fundada em 2000, a Bionexo está estruturada no Brasil e presente em outros quatro países. A empresa atua criando oportunidades de negócios voltados a compras hospitalares em meio digital, incluindo desde materiais, medicamentos, alimentos, papelaria, produtos de limpeza até equipamentos de manutenção e informática. 

Mundialmente, são mais de 18 mil fornecedores, 1,2 mil hospitais atendidos e R$ 4,9 bilhões transacionados em suprimentos anualmente.

De acordo com Fabio Wakim Trentini, CIO da Bionexo, o BI permitiu não só trazer mais eficiência operacional, como também otimizar o tempo de elaboração dos relatórios e melhorar a qualidade das informações fornecidas para os seus gestores e clientes. 

Antes do início do projeto, há pouco mais de um ano e meio, o processo era operacional e realizado manualmente, o que levava semanas e, muitas vezes, demandava algum tipo de retrabalho por parte da equipe. Após a adoção efetiva de inteligência, em poucas horas é possível gerar análises completas com base em terabytes de dados históricos.

“A Bionexo é uma empresa comprometida em fornecer soluções efetivas para seus clientes, ajudando-os a alcançar o melhor resultado financeiro e incrementar a gestão do seu negócio. Por isso, buscamos continuamente novas tecnologias que nos ajudam a atingir esses objetivos. O BI suporta o principal diferencial, que é prover análises baseadas em dados reais, com grande veracidade”, ressalta. 

Com base no cruzamento de dados provenientes de diversas fontes, a Bionexo tem a capacidade de entregar uma série de estudos e dashboards que permitem aos departamentos de compras dos hospitais entenderem não só o seu comportamento, mas também o do mercado.  

Por outro lado, a solução analítica também trouxe benefícios para a gestão da própria Bionexo. O corpo diretivo obtém uma visão mais detalhada do que acontece, especialmente em relação ao cumprimento ou não das metas corporativas. A área de pós-vendas também consegue identificar as necessidades dos seus clientes e, com isso, alcançar um perfil mais consultivo.

A Bionexo utiliza a versão MicroStrategy 10.2  e pretende migrar em breve para a 10.3, que acaba de ser lançada.

A MicroStrategy, fundada em 1989, faturou de US$ 576 milhões em 2013.

Veja também

ANALYTICS
SAP compra BI mobile Roambi

Objetivo é oferecer recursos de análise de dados para profissionais trabalhando remotos ou viajando.

CARREIRA
AG2 Nurun tem diretor de data intelligence

Nos últimos dois anos, Armando Areais atuou na Isobar.

DOCUMENTOS
União Química adota SE Suite

Hoje a ferramenta gerencia processos e mais de 3 mil documentos na organização.

ATENDIMENTO
Plusoft aposta em omnichannel

Como parte da estratégia de lançamento do novo sistema, a empresa contratou Solemar Andrade como COO.

LIDERANÇA
​IN tem diretor de vendas indiretas

Ricardo Maikel assume o cargo de diretor Nacional de Vendas Indiretas (alianças e canais).