O Lean Startup terá 1ª edição no Rio de Janeiro. Foto: Pexels.

De maio a julho de 2017, 25 equipes de empreendedores irão participar do Lean Startup Program, projeto que busca capacitar startups e treinar um conjunto de instrutores do ecossistema empreendedor do Rio de Janeiro. 

O programa será realizado pela University of California Berkeley e Instituto de Educação para Empreendedores (IEPE), em parceria com a Alumni COPPEAD, associação de ex-alunos do Instituto COPPEAD de administração e com apoio do Parque Tecnológico da UFRJ.

Esta é a primeira edição do programa no Rio, que terá duração de sete semanas, sendo a primeira e a última presenciais. Outras cinco semanas terão interação virtual. 

As equipes terão à disposição um time de professores e instrutores de Berkeley, além de um grupo de mentores formado por ex-alunos do COPPEAD e um time de professores da instituição. 

Nesta edição, os empreendedores inscritos atuam em segmentos como biotecnologia, desenvolvimento sustentável, internet das coisas, entre outros.

A metodologia Lean busca melhorar o processo de transição da ciência para o mercado por meio de modelos de negócio eficientes e escaláveis.

O programa de Berkeley no Brasil visa disseminar a metodologia Lean em cinco a sete centros de excelência, com o primeiro programa tendo sido concluído em Santa Catarina em fevereiro de 2017. 

“Acreditamos que este será um programa muito importante para o ecossistema de inovação do Rio de Janeiro e espero que este piloto seja a primeira etapa de uma colaboração contínua com os parceiros locais. Nosso objetivo é fortalecer o ecossistema empreendedor e incentivar a interação entre academia (ciência e tecnologia) e o mercado”, diz Flávio Feferman, professor de Berkeley e coordenador do programa de Berkeley no Brasil.

A metodologia Customer Development (Desenvolvimento de Cliente), que gerou o movimento Lean Startup, foi criada por Steve Blank, um empreendedor serial que se tornou educador. 

Blank é professor de UC Berkeley e também lecionou em Stanford University, UCSF, NYU, Columbia University, the National Science Foundation e the National Institutes of Health.