Entrada do Tecnopuc.

A Oracle está de mudança para o Tecnopuc, parque tecnológico da PUC-RS em Porto Alegre.

De acordo com a coluna Mercado Digital, assinada pela jornalista Patrícia Knebel no Jornal do Comércio, cerca de 50 pessoas da operação da companhia serão transferidas para o Condomínio de Empresas Inovapuc, mesmo prédio hoje ocupado pela Getnet.

As obras do espaço se iniciam em junho. Se tudo sair conforme o programado, o lançamento oficial ocorrerá no final de julho, agrega o JC.

Até onde a reportagem do Baguete pode averiguar, essa é a primeira operação da Oracle dentro de um parque tecnológico no país. 

A SAP, um dos seus maiores concorrentes, também está no Rio Grande do Sul, com um centro de desenvolvimento e suporte no Tecnosinos, em São Leopoldo.

Uma aproximação óbvia para a Oracle dentro do Tecnopuc é com as Lojas Renner. A varejista é uma das maiores clientes da Oracle no país e recentemente fechou um convênio de pesquisa com o parque da PUC-RS.

O Tecnopuc está em boa fase. Recentemente, o Baguete revelou que a gigante francesa Capgemini também estava de mudança para o parque (curiosamente, um dos grandes clientes da Cap no Rio Grande do Sul é também a Lojas Renner).

Nomes como Oracle e Capgemini servem como âncoras e dão visibilidade para o parque, que nos últimos anos sofreu a saída ou a diminuição de tamanho de algumas das companhias mais antigas no local.

A Dell, que estava no Tecnopuc desde o começo das operações no início dos anos 2000, decidiu mover sua operação para Eldorado do Sul, cidade na região metropolitana na qual a companhia já teve uma fábrica e hoje mantém uma parte do seu comercial e administrativo.

A HPE e HP Inc, que também foram parceiras de primeira hora do Tecnopuc, quando ainda eram uma empresa só, fizeram cortes de funcionários no parque em 2016.

De qualquer forma, o Tecnopuc segue sendo uma referência nacional no seu segmento. O parque foi eleito pela terceira vez o Melhor Parque Científico e Tecnológico do Brasil em 2016 pela Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). 

O Tecnopuc conta com mais de 150 empresas instaladas, incluindo nomes como Globo.com, Petrobras e Microsoft. São cerca de 6,5 mil pessoas trabalhando no local.