Com escritório em Pelotas, Conrad Caine faz bonito em Cannes. Foto: divulgação

A Conrad Caine, agência de comunicação digital com sede em Munique, na Alemanha, e escritórios em Pelotas e Buenos Aires, ganhou na quarta-feira, 20, um Leão de Bronze no festival de Cannes, na categoria Mobile, com o aplicativo Siemens Recollection.

Foi o primeiro ano da premiação francesa na categoria móvel. O app da Conrad Caine levou o "Mobile/Best Visual Design and Esthetic" e, assim como nos demais trabalhos da companhia, o desenvolvimento partiu da equipe de Pelotas.

“Atendemos somente a clientes do exterior, mas o escritório brasileiro é responsável por toda a parte de desenvolvimento”, comenta André Tessmann, gerente da unidade Pelotas. “Em breve atendremos também clientes brasileiros”, projeta.

A lista de clientes conta com nomes de peso, como Audi, BMW, HP, Microsoft, Louis Vuitton e Allianz, entre vários outros.

O escritório de Pelotas existe desde julho de 2005, crescendo de quatro para cerca de 41 desenvolvedores de lá para cá.

A cidade gaúcha, segundo Tessmann, foi escolhida pelo fato de que ele, na época, já trabalhava remotamente para a sede, em Munique.

“Com o tempo, a relação amadureceu e decidimos centralizar o escritório de desenvolvimento em Pelotas, visto que a cidade possui muitas instituições de ensino provendo profissionais qualificados”, explica o executivo.

ATRATIVA
A Conrad Caine não é a única grande da publicidade digital interessada em Pelotas: no começo deste ano, a AG2 Publicis Modem anunciou investimento de R$ 1 milhão em tecnologia e infraestrutura no município gaúcho, onde concentra sua área de desenvolvimento.

A agência passou também sua área de gestão para São Paulo e abriu filial no Rio de Janeiro, com o que a operação em Porto Alegre saiu de cena após ser sede da AG2 por anos, até a compra de 62% da agência pelo grupo francês Publicis em 2010.

CANNES
Na Conrad Caine, o aplicativo premiado em Cannes foi criado para marcar os 195 anos do nascimento de Werner von Siemens, fundador da Siemens AG.

O app contém oito contos com a biografia virtual do empreendedor, com conteúdo em inglês e alemão.

O objetivo da campanha, segundo divulgado pela Siemens, foi recontar a vida do fundador, de uma forma inovadora, atrativa para ao público jovem.

“A premiação em Cannes é uma honra suprema internacional, comparável ao Oscar na indústria cinematográfica”, ressalta o fundador e CEO da agência, o próprio Conrad Caine. 

O aplicativo também foi premiado no início deste ano pela FWA e, segundo a Siemens, teve milhares de downloads nas primeiras semanas, tendo se tornado um Top10 entre os apps educacionais para iPad.