Google é melhor colocada da área de web. Foto: flickr.com/williammarlow.

A edição de 2014 do MIT Technology Review aponta Illumina, Tesla Motors e Google entre as três primeiras colocadas do ranking “50 Smartest Companies”. 

No segmento de computação e comunicação, as melhores colocadas na lista são a Samsung (4ª), Square (9ª) e Wal-Mart Stores (16ª).

Já na área de internet e mídia digital, o Google aparece no 3º lugar, a Salesfore.com conquistou o 5º e o Dropbox alcançou o 6º lugar.

A primeira colocação foi dada à Illumina pois o MIT acredita que, em breve, a leitura de DNA deixará de ser apenas uma ferramenta de pesquisa. 

“Ler todo o seu DNA (em vez de olhar apenas para determinados genes) será barato o suficiente para ser algo usado regularmente para identificar problemas de saúde e identificar os tratamentos. Este será um enorme negócio, e uma empresa o domina: a Illumina”, relata o ranking.

Para o MIT, uma das maiores vitórias recentes do Google foi a aquisição da Nest Labs, em janeiro, por US$ 3,2 bilhões.

A Nest faz termostatos para casa e alarmes de fumaça.  Na segunda-feira, a Nest anunciou a compra da Dropcam, que produz câmeras de monitoramento. O negócio foi fechado em US$ 555 milhões.

O MIT afirma que a Nest transformou uma categoria “moribunda” de negócios ao apresentar produtos inteligentes que aprendem as preferências de seus usuários. Além disso, o que realmente fez o negócio atraente para o Google foi a equipe da empresa. O CEO e co-fundador da Nest é Tony Fadell, ex-executivo da Apple que foi fundamental para o renascimento da empresa.

A colocação da Salesforce.com é justificada pois suas “ferramentas serão cruciais para ajudar as empresas a incorporarem novos dados a partir da Internet das Coisas (IoT, na sigla em inglês)”, segundo o ranking.

Já o Dropbox alcançou o 6º lugar pois “seus serviços para negócios estão tornando o armazenamento de arquivos em nuvem mais penetrante”.

Para o MIT, a Amazon está na 10ª colocação porque “está elevando as expectativas em relação ao que o e-commerce pode oferecer”.

Por ampliar sua liderança no mercado de Smartphones e “maximizar as vantagens da sua integração vertical”, a Samsung recebeu o 4º lugar no ranking.

O Square alcançou a 9ª colocação pois não está apenas dando os comerciantes uma maneira de coletar pagamentos por telefone, ele também permite que as pessoas enviem dinheiro através de e-mail para outras pessoas.

Enquanto isso, o Wal-Mart Stores está em 16º lugar por aproveitar seu peso no mercado de varejo enquanto repensa as tecnologias de e-commerce e pagamentos.

Para o MIT, uma empresa é considerada inteligente quando “comercializa uma tecnologia verdadeiramente inovadora, pois é assim que a liderança em um mercado é reforçada”.

O relatório afirma que não contou o número de patentes ou doutores, e sim avaliou o progresso que a empresa teve no ano passado, e se ele que vai definir o seu campo.

O MIT ainda reforçou que “nomes conhecidos como Apple e Facebook não estão nesta lista porque a reputação não importa”. Pare eles, o ranking está destacando as inovações importantes que estão acontecendo agora.