A Piticas possui mais de 300 pontos de venda em todo o país. Foto: Divulgação.

A Presence, empresa de desenvolvimento de software e sistemas ERP para o varejo,foi a responsável pelo projeto de identificação por radiofrequência (RFID) da Piticas, rede de varejo especializada em roupas licenciadas de marcas como Disney, Turma da Mônica, Universal, Lucas Films, entre outras.

A empresa possui mais de 300 pontos de venda em todo o país. 

"O sistema de RFID foi instalado em nossa fábrica e em 40 pontos de venda. Hoje, temos dados de produção e vendas de toda a rede em tempo real e podemos controlar o estoque de forma mais eficiente, evitando produção desnecessária”, relata  Felipe Rossetti, diretor da Piticas. 

De acordo com o executivo, a empresa também alcançou redução no tempo de inventário, permitindo que esse processo seja realizado diariamente. 

"O RFID faz com que uma loja consiga fazer inventário de 2,5 mil peças em menos de 7 minutos. Antes, contando manualmente, isso demorava 5 horas”, detalha. 

Na fábrica, onde a maioria dos processos era manual, o RFID foi implementado nas áreas de controle de produção, separação de pedidos e expedição. 

"Os processos foram checados duplamente (código de barras x RFID) na fase de implantação e havia erros de processo que beiravam 5% ao usar o código de barras. Também conseguimos reduzir custos ao levar menos tempo para separar pedidos. O uso do RFID foi extremamente positivo e abriu caminho para outros projetos de tecnologia”, avalia Rossetti.

A Presence já é parceira de tecnologia da Piticas há quatro anos. 

"A Presence desenvolveu o projeto como um todo, programas, fornecedores e condições comerciais. Além de implantar o ERP na fábrica, ela é responsável pelo software de gestão em toda a nossa rede de franquias e pontos de vendas. O Presence Domain recebeu as interfaces de conectividade com o middleware, bem como processos revisados para o uso integrado do RFID”, conta Rossetti. 

Para os inventários, foram desenvolvidos aplicativos específicos que rodam no Presence Store, solução para PDV da Presence, ou no app móvel Presence Count.

A Piticas planeja expandir o projeto de RFID para outros setores, como controle de volumes e transportes, chegando a todas as unidades de negócio até dezembro deste ano.

Com sede em Guarulhos, a Piticas foi fundada em 2008 e hoje é uma das maiores fábricas brasileiras de vestuário especializado em cultura pop. Responsável por 100% do processo fabril, comercializa mais de 200 mil peças por mês em 320 lojas e quiosques espalhados pelo Brasil, além de deter a licença de mais de 50 marcas nacionais e internacionais.