Pets são um grande negócio. A Petz vai fechar o ano com receita de R$ 1,3 bilhão. Foto: Pixabay.

A Petz, maior rede de lojas pet shop do Brasil, adotou a solução Oracle Responsys, parte do Oracle Marketing Cloud. 

A tecnologia permite o gerenciamento e a coordenação de todas as interações com clientes por diversos canais, como e-mail, celular, mídias sociais, displays e pelo site.

Com a personalização em escala obtida com Oracle Responsys, a Petz conseguiu melhorar seu marketing de relacionamento, multiplicando por cinco seu faturamento proveniente das campanhas de marketing de relacionamento em 2018, na relação com o ano anterior.

A taxa de conversão passou de 7,4% (em 1 milhão de contatos) para 17,1% (em 5 milhões de contatos).

Antes de adotar as tecnologias da Oracle, a Petz fazia suas campanhas de marketing de relacionamento por meio de planilhas de Excel, que eram enviadas para os fornecedores dispararem os e-mails.

“Antes o controle de optout das campanhas era manual. Agora, com o Oracle Responsys, o processo foi automatizado e a reclamação dos clientes diminuiu significativamente”, afirma Claudia Montini, gerente de marketing e CRM da Petz.

A relação com os clientes também se sofisticou. Os e-mails, por exemplo, são enviados tendo em conta perfil de compra e o tipo de animal de estimação que possuem. 

“Um caso clássico é aquele do cliente que comprou uma ração na loja virtual, para retirar na loja de preferência, e não se lembrou de que precisava dar um banho em seu pet. A gente envia um SMS com um desconto de 30% pelo Oracle Responsys, para ele dar o banho até o final da semana”, exemplifica João Paulo Imamura, coordenador de CRM na Petz.  

A Petz está em um ritmo acelerado de crescimento. 

Em 2013, quando o fundo americano de private equity Warburg Pincus adquiriu 55% do capital da Petz, a rede de pet shop detinha 27 lojas e uma receita de R$ 200 milhões. Para este ano, a empresa espera 116 unidades e R$ 1,3 bilhão de receita.