Entidade está mercado varejista há quase 60 anos. Foto: Pixabay.

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Porto Alegre (CDL POA) está selecionando startups de todo o Brasil em busca de soluções para o setor varejista. 

Com inscrições abertas até 17 de julho, o Programa de Inovação será executado em sete etapas, com início na seleção das startups e término com premiação e aceleração das vencedoras.

Após as inscrições, 20 startups avançam para o pitch day, fazendo suas apresentações para a banca avaliadora.

A próxima  fase é o bootcamp, com treinamento, identificação de gaps e aprofundamento das soluções, seguida pelo demoday, com demonstrações das soluções e propostas de aplicabilidade ao programa.

Na etapa de formalização, entra a possibilidade de contratação e de ingresso na aceleração, quanto as startups vencedoras executarão suas soluções sob a coordenação da Grow+, empresa especializada em aceleração de startups, e do laboratório de inovação Anlab.

Ao final do Programa de Inovação, as três startups vencedoras serão premiadas em até R$ 30 mil. 

Durante todo o processo de seleção e desenvolvimento, as startups terão a possibilidade de fechar contratos e parcerias comerciais com a CDL POA, aderir ao portfólio de soluções da entidade e acessar as 3 mil empresas associadas e as 130 entidades parceiras, que impactam em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul e 30 mil empresas.

Além disso, poderão participar de eventos e ações relacionados, além de manter contato com a base de dados e produtos SCPC, já que a instituição é parceira de negócios da Boa Vista Serviços.

Os projetos serão selecionados a partir de sua aplicabilidade nas áreas de cultura digital, eficiência operacional, experiência de compra e inteligência de dados.

"Aos empresários do segmento, o programa propiciará o acesso a soluções que façam diferença nos seus negócios, e às startups, oportunizará maior visibilidade e impacto no ecossistema varejista. E o resultado disso é um ambiente estimulador de novas ideias, onde todos ganham", afirma Irio Piva, presidente da CDL POA.

Em 2019, a CDL aderiu como signatária e membro da mesa diretiva ao Pacto Alegre, movimento destinado à criação de um ambiente criativo e inovador na capital gaúcha. 

Além disso, a entidade formalizou sua participação como sócia-fundadora do Instituto Caldeira, hub criado por grandes empresas para conexão com universidades, startups e diferentes interessados no fomento do ecossistema do estado.

No fim do ano passado, também promoveu um hackathon para discutir os desafios de transformação do mercado, propondo soluções ao setor varejista.

No mercado há quase 60 anos, CDL POA está presente em mais de 200 municípios do Rio Grande do Sul por meio de aproximadamente 200 entidades parceiras, como CDLs, ACIs, CICs e Sindilojas, atendendo cerca de 30 mil empresas.