Foto: Prefeitura de Jundiaí.

A prefeitura de Jundiaí, no interior de São Paulo, lançou um assistente virtual baseado no IBM Watson Assistant, na nuvem pública da IBM, para responder às dúvidas dos cidadãos sobre a Covid-19 em seu site.

Chamado de MILLA, o assistente virtual foi criado pela Masterdom, consultoria sediada na capital paulista, com o apoio e desenvolvimento das integrações técnicas da Companhia de Informática de Jundiaí (CIJUN).

A ferramenta proporciona respostas automatizadas às perguntas frequentes sobre sintomas da doença, além de dar recomendações de saúde e higiene e de orientar sobre os serviços municipais.

Ela também é habilitada para direcionar o atendimento a um especialista humano, caso o usuário precise de apoio adicional emocional ou de saúde.

"O uso de novas tecnologias, como inteligência artificial, nos ajuda a estar mais perto dos cidadãos, a reduzir tempos de espera, a atender às suas necessidades atuais em termos de informação, dar assistência e até suporte psicológico", ressalta Amauri Marquezi, CEO da CIJUN.

Os dados utilizados no projeto foram disponibilizados por profissionais da prefeitura de Jundiaí com informações oficiais nacionais e municipais.

"A ideia da Masterdom foi incentivar o uso da tecnologia e da nossa plataforma Milla, que já possui conhecimento preparado para algumas áreas das empresas, inclusive sobre a Covid-19", conta Marcos Roberto de Barros Silva, sócio-diretor da Masterdom.

Localizada no caminho entre Campinas e a capital São Paulo, Jundiaí tem cerca de 419 mil habitantes e já registrou 3.201 casos de Covid-19, sendo 373 ativos no momento, com um total de 156 óbitos.