Wiki investiu em novos equipamentos. Foto: Pexels.

A Wiki Telecom, um provedor de acesso do atuante no Nordeste, adquiriu transponders, amplificadores ópticos, multiplexadores e software de gestão de ativos de rede da Parks, em um projeto que cobriu 500 km de fibra e 6 POPs.

Com a expansão da rede, o novo trecho garante transmissões múltiplas de 100 Gbps, partindo de Santa Inês, região central do Maranhão, até Imperatriz, cidade no sul do estado.

A nova infra supriu a demanda reprimida de clientes corporativos do sul do Maranhão, além de aumentar a redundância para sua rede na região, com uma rota adicional.

“Com a nova rota, poderemos conectar nosso backbone e clientes, de Imperatriz a Fortaleza”, destaca Michel Neves, Gerente de Tecnologia da Wiki. ““Com a nova estrutura, esperamos um aumento de 30% em nossa receita”, complementa o CEO Paulo Bayma. 

Sediada em Cachoeirinha, na região metropolitana de Porto Alegre, a Parks foi fundada nos anos 60 e faz parte da história do setor de telecomunicações do Brasil.

Em 1977, foi responsável pelo primeiro modem brasileiro com tecnologia nacional, em um projeto feito em parceria com a UFRGS. 

Outro marco aconteceu em 2001, com o lançamento nacional do produto DuoLink HPNA (“pré-ADSL”), que permitia a transmissão de 1Mbps (voz e dados) no mesmo par metálico.

Nos últimos anos, a empresa lançou a primeira solução fim-a-fim GPON com tecnologia nacional.