TELECOM

Algar tem assistente virtual com Watson

25/06/2021 17:17

A CORA vai tratar das demandas relacionadas ao Centro de Operações de Rede da companhia.

Foto: divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, lançou uma assistente virtual baseada no IBM Watson para automatizar soluções e fazer comunicações internas para as demandas relacionadas ao Centro de Operações de Rede (COR). 

Batizado de CORA, sigla para Central de Operações de Redes Automatizada, o bot já realiza consultas de chamados de rede no sistema e notificações de ocorrências graves neste primeiro momento.

A assistente virtual está, no entanto, em processo de aprendizagem para executar outras funcionalidades, como consultar circuitos envolvidos em falhas massivas, permitir que os técnicos de campo encerrem chamados sem necessidade de entrar em contato com o COR ou verificar a potência óptica, por exemplo.

Por ser uma solução dotada de inteligência artificial, a CORA deve aprender constantemente e expandir suas habilidades com o passar do tempo. 

A empresa espera que, com a ferramenta, os analistas da área possam ter uma atuação mais analítica e preventiva, ao mesmo tempo em que as outras áreas da companhia, em especial os técnicos de campo, consigam ter mais autonomia e agilidade na resolução de falhas operacionais.

“A CORA chega totalmente alinhada ao movimento de evolução digital da companhia, ajudando a conduzir o nosso negócio ao futuro. Ela é parte de uma grande jornada, com uma série de iniciativas para agregar inteligência à entrega de serviços, expansão de redes e sistemas”, conta Wendel de Melo Vicente, diretor de tecnologia da Algar Telecom.

A implantação faz parte do escopo do COR Digital, que busca promover a digitalização dos processos na automação de atividades e na implantação de soluções mais inteligentes no Centro de Operações da Algar desde 2019. 

Com 67 anos de mercado, a Algar Telecom oferece internet por fibra óptica, celular, serviços de voz, dados, e TI, incluindo serviços de cloud e de segurança de redes, além de sistemas de gestão para pequenas empresas.

A companhia atende clientes corporativos (B2B) e do varejo (B2C) com mais de 77 mil km de fibra óptica em 350 cidades de 16 estados e do Distrito Federal, contando com mais de 4,5 mil colaboradores.

Veja também

ECOSSISTEMA
YouBot e Núcleo têm fusão

História por trás do negócio mostra o movimento de inovação na Serra Gaúcha.

ENERGIA
Grupo Equatorial redesenha URA com IBM

A assistente virtual da empresa agora usa os serviços de transcrição e sintetização de voz do Watson. 

REMOTO
TIM: VMware e IBM na base do home office

A operadora colocou 1,8 mil funcionários do call center em trabalho remoto permanente.

CARREIRA
Havan Labs quer contratar 300

Com a cifra, varejista catarinense vai mais do que dobrar o seu time de tecnologia.

AI
OrthoDontic investe R$ 1 milhão em chatbot

A rede de clínicas adotou a tecnologia da Take e reduziu em até 85% os custos com atendimento.

COMUNICAÇÃO
GOL: novos recursos para assistente virtual com Inbenta

Agora é possível realizar processos como check-in e gestão de reservas pelo WhatsApp.