Crowdfunding do Yahoo!, agora em português. Foto:Flickr.com/bk

O Yahoo! anuncia no Brasil o lançamento de sua plataforma de crowdsourcing, a Yahoo! Rede de Contribuidores, no primeiro país de língua não-inglesa.

A rede já foi lançada nos Estados Unidos e a Inglaterra. No Brasil, conta inicialmente com 50 colaboradores convidados, entre blogueiros, formadores de opinião e especialistas de diversos temas.

Os colaboradores terão seus textos utilizados nas páginas do Yahoo! Notícias, Esportes, Entretenimento e Comportamento.

Todas as publicações receberão pagamento por desempenho, mas para algumas pautas será oferecido um valor fixo, além do número de visualizações, explica Rafael Alvez, gerente de conteúdo do Yahoo! Brasil.

“Textos que exigem mais pesquisa e tendem a ter menos visualizações, devido ao assunto, ganham um valor fixo maior”, destaca o gerente.

Conforme Alvez, os colaboradores selecionados são referências em suas áreas de atuação.

Ele explica que os textos publicados no portal terão um símbolo do Yahoo! Rede de Contribuidores no topo da página, além de trazer o nome do autor e um link para seu perfil pessoal, onde estarão disponíveis informações sobre ele.

As matérias passarão pela análise de editores do Yahoo! Brasil antes de serem publicadas.

Pessoas interessadas em participar do Yahoo! Rede de Contribuidores podem preencher um formulário no próprio portal.

Os candidatos precisam estar em dia com sua situação fiscal, ter um CPF válido e uma conta no PayPal, que pode ser criada de forma gratuita, para recebimento pelas publicações.

O Yahoo! já havia anunciado que traria sua plataforma de crowdsourcing para o Brasil.

“A intenção é dar ao usuário a oportunidade de falar sobre assuntos que conhece e gosta, diversificando as perspectivas sobre os assuntos, com olhares de especialistas”, explica Alvez. “A diferença é que os leitores saberão quem é o autor da informação, tendo acesso a seu perfil no Yahoo! e seu grau de especialidade sobre o tema”, completa.