Cacau Show vai de SAP com base Oracle. Foto: divulgação

A Cacau Show, rede de franquias de chocolates com fábricas em Itapevi, Campos do Jordão, São Paulo e Curitiba, além de mais de 1,3 mil lojas em todo país, contratou soluções Oracle para dar base a seu ERP SAP.

O pacote de infraestrutura conta com Oracle Database 11g, Oracle Solaris, Sun ZFS Storage 7120 e SPARC T4-1B.

Conforme Jorge Devitte, CIO da Cacau Show, a opção pelo banco de dados da Oracle, rodando no sistema Solaris e servidores da marca, baseou-se em critérios como robustez, escalabilidade, segurança e agilidade de gravação e armazenamento.

Com a nova infraestrutura, segundo ele, todo o contato com os franqueados passou a ser por meio de um portal de extranet, com novos serviços e maior interação com estes parceiros de negócios.

“Antes, o franqueado apenas efetuava pedidos. Agora pode, por exemplo, acompanhar o financeiro da franquia, gerar relatórios, rastrear pedidos, controlar contratos, entre outras atividades”, comenta Devitte.

O CIO explica também que as soluções da Oracle encerraram problemas que a companhia tinha antes no ambiente de TI, como lentidão e falhas em sistemas, especialmente no acesso simultâneo dos usuários.

“Essas ocorrências impediam ocasionalmente o franqueado de fazer pedidos e, por consequência, de gerar receitas. Um dia sem vendas no site significa de R$ 3 a R$ 5 milhões em perdas, dependendo da época do ano”, ressalta o executivo.

De acordo com as previsões de Devitte, com a nova infraestrutura, a rede está pronta para o crescimento médio anual do número de usuários do sistema, que é de 35%, e da quantidade de dados armazenados, de aproximadamente 20 gigabytes por semana.

Para o projeto Oracle, a consultoria foi da Starlink, de Barueri.

No caso do SAP, a curitibana FH Consulting foi a implantadora de um pacote que incluiu ERP, CRM, GRC e módulos para emissão e recebimento de NF-e.