Rodrigo Baggio. Foto: divulgação.

Com a corrida presidencial batendo na porta dos brasileiros, os candidatos também se preparam para a campanhia na frente tecnológica. Para Aécio Neves, candidato do PSDB à presidência, Rodrigo Baggio foi o nome escolhido.

Fundador do Comitê para a Democratização da Informática (CDI), Baggio coordenará o programa de governo do candidato tucano no que se refere à tecnologia e inclusão digital.

O anúncio foi feito por Neves na semana passada, destacando a importância da inclusão de Baggio no time da campanha e destacando o papel social do fundador do CDI na comunidade tecnológica.

"Acreditamos no imenso potencial da tecnologia para o desenvolvimento econômico e a redução da desigualdade social. O trabalho desenvolvido pelo Rodrigo com as comunidades de baixa renda mostra, na prática, o impacto da tecnologia na transformação da sociedade", afirmou o candidato.

Baggio atua há 16 anos à frente do CDI, ONG voltada para incluir comunidades de baixa renda no manuseio de ferramentas digitais. De acordo com a ONG, em uma década e meia, o projeto beneficiou mais de 1,3 milhão de pessoas.

ENCRENCA

E parece que pouco tempo depois que assumiu o cargo na equipe de Aécio, Baggio já teve que lidar com problemas digitais. Nesta quinta-feira, 24, o grupo ativista digital Anonymous invadiu o site da pré-campanha de Neves, o "Conversa com Brasileiros".

Segundo os hackers do Anonymous, a invasão foi uma represália ao apoio do tucano a decretação da prisão de 23 manifestantes denunciados pelo Ministério Público do Rio de Janeiro (MP-RJ) por envolvimento em protestos violentos no estado.

CONCORRÊNCIA

Embora não tenha divulgado nomes para coordenar a parte de tecnologia da campanha, o comitê que promove a candidatura da presidente Dilma Rousseff lançou uma conta no WhatsApp para se comunicar com a população durante a corrida eleitoral.

A conta do celular (61) 9688-6503 convoca os eleitores a sugerir pautas, solicitar material, compartilhar vídeos de campanha e “divulgar a verdade”.

Segundo a assessoria de imprensa da campanha, o grupo entrou em fase de testes no dia 3 de julho e começou a distribuir conteúdo regularmente na segunda-feira, 7.