CNU compartilha dados de clientes na nuvem. Foto: divulgação.

A Central Nacional Unimed (CNU), operadora nacional dos planos de saúde empresariais da Unimed, passou a compartilhar os dados dos mais de 1,5 milhão de beneficiários, espalhados pelas suas 324 cooperativas, em uma nuvem privada.

Com a mudança, os dados serão armazenados conjuntamente em centros de dados em São Paulo. Parte das informações está no data center da operadora na Alameda Santos, parte na unidade Jardim Paulista, inaugurada em junho do ano passado.

De acordo com Mohamad Akl, presidente da CNU, os dois centros funcionam como um só, com todos os sistemas replicados para assegurar a continuidade de operação e dos negócios da operadora.

Várias das inovações do novo centro de processamento de dados foram desenvolvidas pela equipe de TI da CNU. Por exemplo, o isolamento total do corredor frio entre os servidores. Isso otimiza o rendimento do ar condicionado, e evita demanda extra de energia.

"Investimos em um data center verde, com virtualização de servidores/storage, economia de energia, diagnóstico e gerenciamento remotos, redundância de sistemas e maior escalabilidade, para acompanhar o crescimento dos negócios", afirmou o executivo, sem abrir o investimento realizado na mudança.

A Central Nacional Unimed é a operadora nacional dos planos de saúde empresariais da marca Unimed. É a sexta maior operadora do Brasil.

Fechou 2013 com faturamento de R$ 2,4 bilhões, alta de 28% em relação ao ano anterior. Hoje, tem mais de 1,5 milhão de clientes, distribuídos nas cinco regiões do país.