Vonpar Alimentos também vai de SAP. Foto: divulgação.

A Vonpar, empresa gaúcha responsável pela produção e distribuição da linha de refrigerantes Coca-Cola e Heineken na região sul, estendeu o uso da solução SAP para a Vonpar Alimentos, unificando o gerenciamento de suas informações e deixando o Microsiga, da Totvs, que era usado na empresa de alimentos.

Cliente do ERP SAP há 14 anos na divisão de bebidas, a organização estendeu o sistema para sua operação de produtos alimentícios, onde possui as marcas Neugebauer, Mu-Mu e balas Walerius. Juntas, as três empresas faturam R$ 300 milhões ao ano. O valor do contrato não foi divulgado.

“Precisávamos de uma solução que suportasse nosso crescimento e ao mesmo tempo, contar com o apoio de uma consultoria com know how em soluções de tecnologia para o segmento alimentício”, destaca Ricardo Nizoli, Gerente de TI da Vonpar, empresa que em 2012 (último resultado aberto), teve uma receita de R$ 1,7 bilhão.

A implantação do ERP foi realizada pela ITS Group, em um projeto iniciado no segundo semestre de 2013 e finalizado em março deste ano. Cerca de 30 consultores participaram do projeto, assim como 25 funcionários da Vonpar.

Antes de adotar a solução SAP, a Vonpar Alimentos usava desde 2011 o Microsiga, implantado com consultoria da Totvs-RS. No entanto, na época Nizoli afirmou que a decisão por manter um ERP na Vonpar Bebidas, usuária SAP, e outro na Vonpar Alimentos não afetaria a operação.

No entanto, parece que a empresa mudou de ideia. Com o novo ERP, a distribuidora afirma que passou a ter melhor controle, informações mais confiáveis e maior sinergia entre os processos, assim como redução do tempo de fechamento contábil.

Além do sistema de gestão, o projeto envolveu a implmentação do Warehouse Management System (WMS) para automatizar a gestão dos centros de distribuição da companhia.

Sediada em Porto Alegre e Gold Partner SAP, a ITS Group tem regionais em Curitiba e São Paulo, atendendo cerca de 200 grandes empresas nas regiões Sul e Sudeste do Brasil.