A Católica SC firmou uma parceria com a Symplicity para ter uma plataforma de empregos. Foto: Divulgação.

A Católica de Santa Catarina é a primeira instituição de ensino superior do Brasil a firmar uma parceria com a Symplicity, empresa norte-americana especializada em soluções para empregabilidade. 

O convênio prevê o funcionamento, a partir deste semestre, de uma plataforma de gestão de carreiras chamada Symplicity CSM (Career Services Manager), que buscará aproxima os cerca de cinco mil alunos da instituição do mercado de trabalho.

A ferramenta tem o objetivo de unir empregadores em potencial com estudantes em busca de uma oportunidade. Empresas parceiras de diversas áreas poderão disponibilizar no sistema as vagas disponíveis, com informações sobre o perfil desejado. 

Os alunos poderão acessar o espaço virtual por meio de usuário e senha e concorrer às oportunidades, disponibilizando seus contatos e competências.

A plataforma servirá como um ponto para concentrar a divulgação das vagas oferecidas por cerca de 700 instituições parceiras da instituição. 

Para o pró-reitor administrativo da Católica SC, Sandro Vaz, a tecnologia vai aumentar consideravelmente as chances de empregabilidade do aluno, de acordo com sua área de formação. 

“Vai favorecer o sucesso do estudante, pois as empresas conveniadas terão informações mais assertivas sobre o perfil dos nossos alunos. A Symplicity dispõe do que há de mais moderno em soluções de empregabilidade, sendo utilizada por diversas instituições de ensino superior de renome fora do Brasil e, agora, pela Católica SC, de forma pioneira no país”, comenta.

No Brasil, a empresa responsável pela operação da Symplicity é o Grupo A, holding de soluções educacionais. O executivo de contas da companhia, Gabriel Modica Custodio, destaca que a gestão e acompanhamento da empregabilidade dos alunos do ensino superior já é prática comum no exterior. 

“Hoje, 75% das principais universidades americanas utilizam essa ferramenta”, salienta.

A Symplicity CSM também possibilita a geração de estatísticas para saber como está o índice de inserção dos alunos no mercado de trabalho e as áreas com maior demanda. 

Conforme Sandro Vaz, esses índices também ajudam a Instituição a adaptar a sua matriz curricular para atender ao que o mercado procura.

Além de aproximar os acadêmicos do mercado de trabalho, a tecnologia vai permitir um melhor relacionamento com os egressos da Instituição. A plataforma permitirá um mapeamento do perfil profissional dos alunos que se formarem para oferecer cursos de extensão e pós-graduação de acordo com a demanda.

Em todo o mundo, a Symplicity atende mais de 1,4 mil instituições de ensino superior em 36 países, incluindo universidades como Harvard, Yale, Stanford, MIT, Columbia, University of Chicago, Cambridge, Oxford, London Business School, INSEAD, ESADE, entre outras, 

A plataforma conta hoje com mais de 30 milhões de alunos e egressos ativos.