FUTEBOL

Footstats tem oferta premium com SAS

25/07/2017 14:25

A ferramenta analisa jogadores e clubes com base em gols, faltas, passes, mapas de calor e outros dados.

A Footstat passou a utilizar a plataforma de analytics do SAS na ferramenta Footstats Premium. Foto: Pexels.

Tamanho da fonte: -A+A

A Footstats, especializada em coleta e análise de informações relacionadas ao futebol, passou a utilizar a plataforma de analytics do SAS para lançar uma versão aprimorada da ferramenta Footstats Premium.

Com o apoio da análise de dados do SAS, o Footstats Premium proporciona ao torcedor uma nova maneira de enxergar o futebol por meio dos números, usando tanto informações históricas quanto atuais para a análise preditiva da performance de clubes e jogadores. 

“É uma parceria significativa para o SAS, que nos aproxima de um mercado de grande valor como o esportivo, ainda mais no Brasil, país onde o futebol é uma paixão nacional ”, comenta Daniela Fontolan, gerente de Alianças do SAS Brasil.

Um dos principais destaques do Footstats Premium é o serviço de notificações, pelo qual os usuários são avisados, em tempo real, sempre que um clube ou jogador troca de posição nos rankings da ferramenta. 

Ela usa como base parâmetros como o número de gols ou faltas marcadas, passes certos e errados, mapas de calor, posse de bola, faltas, cruzamentos, finalizações, gols, entre outros.

“A ideia é dar aos usuários uma solução completa e acessível, oferecendo respostas para algumas das perguntas comuns no mundo do futebol, entre elas qual time tem produtividade melhor e números que indicam vitória na hora do jogo. Ou ainda, com números do campeonato, demonstrar qual é a provável classificação do time no final do ano pelo Índice Footstats”, explica José Eduardo Romanini, sócio e fundador da Footstats.

Durante os jogos, os dados são coletados e inseridos em tempo real ao Footstats Premium por uma equipe de profissionais da Footstats, escalada para acompanhar pela TV todos os jogos dos principais campeonatos estaduais e nacionais - como as séries A e B do Brasileirão - e alguns internacionais, como a Libertadores.

A versão Premium do Footstats está disponível para download em versão Windows e pode ser usada gratuitamente durante dez dias, mediante cadastro. Em breve, está previsto o lançamento de versões para os dispositivos Android e iOS.

O acordo com a Footstats faz parte da estratégia do SAS de estender seu programa de parcerias a projetos e ideias que permitam à empresa se aproximar de outros públicos.

"Uma de nossas metas é ir além das parcerias em mercados onde já temos presença consolidada, tornando a marca do SAS mais conhecida e nos aproximando de um outro público, oferecendo soluções que alinhem a inovação e a criatividade dos parceiros às nossas tecnologias", diz Carlos Sovegni, responsável pela iniciativa de sports analytics no SAS América Latina.

Segundo o executivo, a parceria vai permitir também que a marca da empresa tenha mais visibilidade. 

“Ela será apresentada aos usuários por meio das informações estatísticas divulgadas pela Footstats em seu site e nas redes sociais, sempre acompanhadas do selo Powered by SAS”, conclui.

A Footstats atua há 11 anos no mercado, oferecendo dados estatísticos por meio de uma plataforma própria destinada ao mercado corporativo. Entre os principais clientes, estão alguns dos principais clubes brasileiros, profissionais que atuam na indústria do futebol e algumas empresas de mídia, como ESPN, Globosat e Grupo RBS.

No Brasil desde 1996, o SAS conta com mais de 200 clientes. A empresa tem escritórios em São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília, somando cerca de 200 colaboradores.

As estatísticas da plataforma podem ser usadas, por exemplo, para ganhar dinheiro com apostas de forma profissional.

Veja também

PAGAMENTOS
4all inclui recurso no app do Grêmio

Uma parte da taxa de cada transação realizada pelo app será redirecionada ao clube.

EQUIPE
Netshoes reestrutura área de TI

O movimento foi comandado por André Petenussi, diretor de TI que ingressou na companhia em 2016.

MARKETING
Under Armour troca Isobar por Vitrio

A agência será responsável por mídia, SEO, métricas e analytics.

FUTEBOL
Resource gere infra do Orlando City

O clube americano é o primeiro cliente da Resource da área esportiva.

STARTUPS
Targit lança programa de aceleração

A ideia é oferecer apoio, consultoria e licenças gratuitas de sua plataforma de BI & analytics. 

ANÁLISE
Gartner: 4 forças pressionam segurança

Entre os fatores de mudança para o setor estão uso de analytics avançado e aumento de regulamentações.

ESPETO DE PAU
TI: meio do caminho da transformação

Pesquisa da Fesa ouviu 65 executivos brasileiros em áreas relacionadas com tecnologia.