Nova cara para Eldorado do Sul. Foto: Pexels.
A Dell fez uma “revitalização completa” na sua operação em Eldorado do Sul, cidade da grande Porto Alegre que abriga a sede da empresa no Brasil e que nos últimos tempos esteve no noticiário por problemas na gestão de recursos humanos.
Em nota, a Dell frisa que Eldorado agora está “alinhada aos modernos padrões globais de ambientes de trabalho” da empresa, o que inclui “ambientes de confraternização, lazer, exercícios ao ar livre e Espaço Zen”.
“Essa reforma promove ainda mais a modalidade de trabalho híbrido, com espaços que estimulam a colaboração e a produtividade no escritório. Nos atentamos também aos aspectos ergonômicos em nossos mobiliários, além de implementar áreas voltadas ao bem-estar e pausas para cuidar da saúde física e mental”, afirma Diego Puerta, presidente da Dell Technologies no Brasil.
A Dell não menciona isso na sua nota (o que é natural), mas os novos ambientes estão sendo entregues um ano depois da multinacional ser condenada pela Justiça do Trabalho a pagar uma multa de R$ 10 milhões por danos morais coletivos causados por assédio moral a funcionários na operação de Eldorado.
Na ação, o MPT afirmou que a Dell faz cobrança excessiva de metas e gestão por estresse, adotando práticas como exposição dos rankings de venda com destaque para resultados negativos, atribuição de apelidos pejorativos, tratamento desrespeitoso e limitações para uso de banheiro.
O valor, que deve ser pago ao Fundo de Amparo ao Trabalhador, é acrescido de uma indenização de R$ 100 mil por cabeça para um grupo não revelado de funcionários da multinacional americana.
As multas se referiam a demissões de funcionários que retornavam ao trabalho em um período de 12 meses após retornar de período recebendo benefício previdenciário por problemas de saúde, o que é vetado pela CLT.