Um dos projetos simula as condições e a duração do processo com um acelerador de tempo (Foto: Pexels/AnnaShvets)
A Hydro, empresa norueguesa líder em energia e alumínio, selecionou a Ludus Studio, startup paraense de tecnologia interativa, para realizar projetos de realidade virtual, simulações interativas e realidade aumentada para suas operações no Brasil.
A escolha se deu através da segunda edição do Minera Startup, programa de relacionamento da empresa com startups do Pará em colaboração com a Açaí Valley, voltado para soluções para o negócio da empresa com foco em inovação, digital office e IoT aplicada ao ambiente industrial.
No momento, um dos projetos trabalhados pela Ludus é um simulador para estudar e avaliar processos para implementação de melhorias no filtro prensa da refinaria Hydro Alunorte, em Barcarena, no Pará, há 252 km da capital do estado.
Com o uso de óculos de realidade virtual e pela realidade aumentada, a equipe poderá realizar simulações de diversas condições para avaliar oportunidades de melhoria.
Assim, é possível simular condições e duração do processo com um acelerador de tempo, gerando posteriormente um relatório para tomada de decisões estratégicas no que se refere à disposição e manipulação das placas dentro da oficina.
“É muito gratificante podermos unir o uso de tecnologia inovadora como Realidade Aumentada e Realidade Virtual, construída e implementada por pessoas da região, em processos de inovação e melhoria contínua nas operações da Hydro, no Pará”, afirma Leôncio Bitar, gerente sênior de transformação digital da Hydro.