MAQUIAGEM

MAC lança campanha com Plusoft DTM

25/07/2022 13:30

A estratégia foi dividida em três etapas e aumentou a receita da empresa em 12%.

A marca priorizou clientes com histórico de compra alinhado ao lançamento (Foto: Pexels)

Tamanho da fonte: -A+A

A MAC Cosmetics, marca de maquiagem profissional e fabricante de cosméticos, gerencia campanhas com o Plusoft DTM, uma solução da Plusoft para gestão de relacionamento com clientes (CRM) e marketing de relacionamento.

Uma campanha foi feita para a coleção MAC Cherry Blossom, lançada em 2021, perto do Dia das Mães. 

A ideia era transformar a comunicação da marca em algo híbrido, abordando os meios físicos e digitais e realizando um cruzamento de canais com campanhas específicas para incentivar o público, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.

Segundo a empresa, a meta era aumentar as vendas e iniciar uma nova forma de consumo para os clientes que poderiam realizar suas compras em canais distintos.

Junto com a Plusoft DTM, a MAC lançou a campanha priorizando os clientes que já possuíam um histórico de compras de produtos alinhados ao lançamento, como coleções especiais feitas em parcerias com personalidades e marcas de destaque.

A estratégia foi dividida em três etapas: a pré-campanha, um aquecimento para o anúncio dos produtos que estavam para ser lançados; a campanha, que durou cerca de 30 dias e enviava uma comunicação segmentada via SMS e e-mail para o público-alvo; e o pós-lançamento, onde foi feito o envio de promoções para alguns dos produtos da coleção limitada Cherry Blossom.

“Em 2021, quando realizamos a campanha, o mercado ainda estava retomando suas atividades. Então, foi um desafio para a MAC, que tem um grande número de lojas físicas, e um alto volume não só de vendas, mas de experiência e relacionamento com o cliente, por meio dessas lojas, pensar em uma estratégia para trazer toda essa experiência para o site e para a compra on-line, mudar o comportamento do consumidor", explica Karina Araújo, gerente de Digital Commerce Marketing (DCM) da Estée Lauder.

Com a ação, a MAC aumentou sua receita em 12% em relação ao ano anterior, com 7% das compras acontecendo por e-mail e 6,5% pela campanha de SMS. 

Já nas vendas relacionadas aos clientes, foi obtido um retorno sobre o investimento (ROI) de 24,5, o que representou 13,3% do faturamento total da marca no período da ação.

Outro dado importante foi a migração de 8,3% dos clientes para o modelo de compra híbrido. Já os que não participaram tiveram uma taxa de 7,8%.

“Esse é um número excepcional, e quando falamos de lucro, foi um valor expressivo e que nos surpreendeu positivamente. A campanha trouxe uma nova perspectiva para nós e para a forma de lidar com o nosso público, para mantê-los engajados e garantir bons resultados nos lançamentos”, finaliza Fernanda Thomaz, coordenadora de CRM da Estée Lauder.

Fundada em 1984, a MAC Cosmetics  iniciou suas atividades em Toronto, no Canadá, dentro de uma loja de departamentos. Em 1991, garantiu uma sede em Nova York e em 1994 passou a fazer parte da Estée Lauder Companies.

A marca abriu sua primeira loja no Brasil em 2002. Atualmente, ela está presente em mais de 90 países e lança mais de 50 coleções por ano, colaborando com nomes importantes, como Rihanna.

A Plusoft DTM é resultado da compra da DTM pela Plusoft, um negócio de R$ 27,8 milhões fechado em maio do ano passado.

Com a compra, a Plusoft agregou os 150 funcionários da DTM, a maioria deles estatísticos, ou, como se diz hoje em dia, cientistas de dados, além de uma carteira de 30 nomes incluindo grandes varejistas como Leroy Merlin, Pague Menos; montadoras como Ford, Citroen e Hyundai e operadoras como Claro e TIM.

A Plusoft já tinha 300 funcionários. A empresa tem uma base de 185 clientes, nos quais atende 70 mil usuários. 

Veja também

MAQUIAGEM
Boticário cria batom inteligente

Desenvolvido com o CESAR, o aparelho usará inteligência artificial para a aplicação.

CONSULTORES
Hinode implanta CRM da Salesforce

Projeto foi realizado com a Enext, consultoria paulistana com experiência no segmento de cosméticos.

SERVIÇOS
Furukawa adota Oracle RAC com Ninecon

Fabricante japonesa otimizou 10% de carga de uso de servidores com a solução.

DIGITALIZAÇÃO
Trinus.Co implanta Assine.Online com Soluti

Hoje, 43% dos contratos imobiliários da empresa são assinados digitalmente.

CACHOS
Labrunier adota SAP B1 com Alfa

Sediada em Petrolina, no Pernambuco, empresa é uma grande produtora de uvas.

NUVEM
Dasa Empresas redimensiona infra com Tivit

Projeto foi realizado em cinco meses com a Google Cloud Platform.