A marca priorizou clientes com histórico de compra alinhado ao lançamento (Foto: Pexels)
A MAC Cosmetics, marca de maquiagem profissional e fabricante de cosméticos, gerencia campanhas com o Plusoft DTM, uma solução da Plusoft para gestão de relacionamento com clientes (CRM) e marketing de relacionamento.
Uma campanha foi feita para a coleção MAC Cherry Blossom, lançada em 2021, perto do Dia das Mães.
A ideia era transformar a comunicação da marca em algo híbrido, abordando os meios físicos e digitais e realizando um cruzamento de canais com campanhas específicas para incentivar o público, por conta das restrições impostas pela pandemia da Covid-19.
Segundo a empresa, a meta era aumentar as vendas e iniciar uma nova forma de consumo para os clientes que poderiam realizar suas compras em canais distintos.
Junto com a Plusoft DTM, a MAC lançou a campanha priorizando os clientes que já possuíam um histórico de compras de produtos alinhados ao lançamento, como coleções especiais feitas em parcerias com personalidades e marcas de destaque.
A estratégia foi dividida em três etapas: a pré-campanha, um aquecimento para o anúncio dos produtos que estavam para ser lançados; a campanha, que durou cerca de 30 dias e enviava uma comunicação segmentada via SMS e e-mail para o público-alvo; e o pós-lançamento, onde foi feito o envio de promoções para alguns dos produtos da coleção limitada Cherry Blossom.
“Em 2021, quando realizamos a campanha, o mercado ainda estava retomando suas atividades. Então, foi um desafio para a MAC, que tem um grande número de lojas físicas, e um alto volume não só de vendas, mas de experiência e relacionamento com o cliente, por meio dessas lojas, pensar em uma estratégia para trazer toda essa experiência para o site e para a compra on-line, mudar o comportamento do consumidor", explica Karina Araújo, gerente de Digital Commerce Marketing (DCM) da Estée Lauder.
Com a ação, a MAC aumentou sua receita em 12% em relação ao ano anterior, com 7% das compras acontecendo por e-mail e 6,5% pela campanha de SMS.