Helio Durigan. Foto: divulgação.

Com um ano de funcionamento, a unidade industrial da Furukawa, fabricante nacional de equipamentos e cabos para infraestrutura de rede, na Colômbia recebeu a certificação ISO 9001:2008.

Localizada em Palmira, Valle del Cauca, Colômbia, a fábrica de cabos ópticos recebeu o grau do Instituto Colombiano de Normas Técnicas (Icontec), que reconheceu a qualidade dos produtos e processos utilizados na unidade.

Segundo Helio Durigan, Vice Presidente de Engenharia da Furukawa América Latina, a implementação dos requisitos da ISO9001 traz para a Furukawa diversas vantagens, como a padronização das atividades da organização através da documentação, a medição e o desempenho dos processos e produtos.

“Tudo isso contribui para aumentar a eficácia e a eficiência da Furukawa na realização dos seus objetivos, dentre os quais está o de garantir a satisfação de nossos clientes, superando suas expectativas”, observa o executivo.

Para o gerente de Vendas da Furukawa para o mercado Andino, a presença da fábrica de cabos ópticos Furukawa na Colômbia, que integra um centro de distribuição (CD), permite à companhia consolidar a sua oferta de produtos dedicados à infraestrutura de redes de comunicação.

“Além dos cabos de fibra, novas linhas de produtos para soluções ópticas são produzidas localmente para suprir o mercado crescente de banda larga no País, com uma melhoria significativa nos serviços aos usuários”, observa Bedoya.

Durigan informa que a Furukawa prevê uma demanda mundial de fibra óptica para 2015 que deve ultrapassar a marca de 300 milhões de quilômetros e que a América Latina deve consumir entre 4% e 5% deste volume. A fábrica em Palmira tem uma previsão de investimentos de US$ 5 milhões para o período 2014-2017.

Em 2014, a Furukawa investiu 20 milhões de dólares na América Latina, distribuídos em operações produtivas, centros de distribuição e escritórios comerciais em toda a região.

“Nossa participação em projetos na Colômbia cresce dia a dia e a conquista da ISO 9001 é um ponto decisivo na preservação do sucesso alcançado até o momento”, conclui.

Além da unidade na COlômbia, a Furukawa tem fábrica nas cidades de Curitiba e Sorocaba. A empresa também possui uma unidade produtiva de cabos ópticos em Berazategui, na Argentina.

Em 2015 a Furukawa comemora 41 anos de presença no Brasil. A companhia tem 1020 colaboradores diretos e atua em 20 países da América Latina.