A Oi tem uma nova solução integrada de monitoramento end-to-end. Foto: Divulgação.

A operadora Oi contratou a Accenture e a Splunk para a criar uma nova solução integrada de monitoramento end-to-end. O sistema utiliza várias fontes de dados em tempo real a partir de mais de 300 servidores para melhorar o gerenciamento de força da equipe de campo. 

O projeto Analytical Monitoring and Field Operation Management é um exemplo de como a Accenture e a Splunk podem trabalhar juntas por meio de sua aliança, anunciada em 2016.

Em menos de dois meses, a Accenture ajudou a Oi a obter uma visão completa das falhas na rede, solucionar problemas de servidores de aplicativos, abrir chamadas na ferramenta oficial de incidentes e gerar automaticamente mensagens de texto e mensagens de serviço (SMS). 

Isso expandiu o controle do servidor de banco de dados na solução de monitoramento em todo o país, reduzindo o consumo total de recursos da Oi em aproximadamente 40% e liberando 80% do espaço em disco dos servidores.  

A Splunk é uma das principais plataformas tecnológicas que suportam o Accenture Analytics for Application Management, que é parte da plataforma Accenture my Wizard – solução implantada na Oi. 

O Accenture Analytics for Application Management disponibiliza uma série de produtos pré-configurados específicos do setor e do segmento para melhorar a escalabilidade e o tempo de implantação por meio da coleta e da análise de dados. 

A Splunk tem mais de 11 mil clientes em mais de 110 países. Já a Accenture, com aproximadamente 411 mil profissionais, atendendo a clientes em mais de 120 países.