A Unifique adotou a plataforma Thunder CGN 3030 da fabricante A10 Networks. Foto: Divulgação.

A Unifique, operadora catarinense de telecomunicações e provedora de serviços de internet (ISP) com atendimento em mais de 100 cidades, adotou a plataforma Thunder CGN 3030 da fabricante A10 Networks.

O objetivo da adoção é ganhar escalabilidade e preparar a companhia para a migração ao protocolo IPv6.

A Unifique está sediada em Timbó (SC) e nasceu do crescimento da antiga TPA Telecomunicações, no ano de 1997. Após várias expansões, a empresa evoluiu do antigo serviço de internet discada para aplicação de uma rede com mais de 5 mil quilômetros de fibra óptica, 3 data centers próprios e mais de 600 funcionários diretos.

Após os a limitação de endereços IPv4 definida pelos órgãos regulatórios, a empresa precisou buscar soluções para a crescente demanda dos usuários.

“Tivemos que agir rápido para não parar a expansão da Unifique e precisávamos acabar com nossos problemas de esgotamento de IPs. Começamos a analisar as opções no mercado e encontramos a A10 Networks, que demonstrou ter o equipamento ideal com a melhor relação de custo-benefício. Na época, também cotamos outro fabricante, porém iríamos precisar de mais equipamentos para realizar a tarefa”, relata Jorge Scoz Junior, gerente de redes da Unifique.

A série A10 Thunder CGN é solução da A10 Networks para o cenário enfrentado pela Unifique e outros provedores de serviços de internet. Com a capacidade de estender a conectividade por meio de Carrier Grade Network Address Translation (CGNAT) ou Large Scale NAT, é possível criar uma nova camada de “tradução” de endereço em grande escala e a partir de um IPv4 público, atribuir endereços privados aos clientes da Unifique. 

Além disso, o equipamento ajuda ISP’s na transição gradual e simultânea para o IPv6. 

Os Thunder CGN 3030 instalados atendem picos de mais de 60 mil usuários, que geram tráfego superior a 30GB por segundo. 

“A solução da A10 Networks funciona sem paradas há cerca de um ano. Não temos problemas e ficamos seguros de oferecer aos nossos usuários a melhor tecnologia de CGN do mercado”, complementa Scoz.

Fundada em 2004, a A10 Networks está baseada em San Jose, na Califórnia.