Casinha dos sonhos, agora mais próxima - e via web! Foto: Flickr.com/karlamor

A IBM Brasil, a Caixa Participações, braço de investimentos da CEF, e a Funcef (Fundação dos Economiários Federais) firmaram acordo com o governo da Bahia para instalação em Salvador de uma empresa voltada à oferta de uma plataforma tecnológica para ampliar o acesso dos cidadãos à casa própria.

“Vamos iniciar a informatização das operações de crédito imobiliário da Caixa”, ressalta Paulo Portela, presidente da nova empresa, ainda sem nome.

A plataforma tecnológica será desenvolvida pela IBM e vai permitir, por exemplo,que o crédito imobiliário esteja disponível 24 horas por dia, com propostas de financiamento e possibilidade de concretização dos negócios online.

Conforme Portela, a instalação na capital baiana se deve ao potencial industrial e de logística da região, além da oferta de mão de obra em TI e incentivos fiscais.

“Após a definição do local para instalação, daremos início ao processo de contratação de aproximadamente 800 profissionais ao longo dos próximos 12 meses”, informa Portela.

Ele avalia, ainda, que a Bahia é hoje a maior economia do Nordeste, sendo responsável por um terço do PIB da região.

“Além disso, nosso setor de TIC está desenvolvido e estruturado, com crescimento de 20% ao ano, sendo responsável por 40% do faturamento do setor no Nordeste”, comenta Jaques Wagner, governador da Bahia.

O estado possui um total de 28 universidades, sendo sete públicas e 21 particulares, com cursos de graduação, MBA, mestrado e doutorado em diversas áreas de conhecimento, incluindo a área de TIC.