Sonda IT com nova contratação. Foto: divulgação.

A Sonda IT, consultoria de TI especializada em SAP na América Latina, anunciou a contratação de Walter Costa, ex-IBM, como diretor de estratégia e desenvolvimento de negócios da frente de cloud computing e data center. Outra mudança na área foi a promoção de Luiz Caloi para diretor desta divisão.

De acordo com a empresa, as movimentações estão alinhadas com o plano desenvolvido pela integradora de impulsionar os negócios da companhia através de diferentes ações, consolidando a posição no mercado de serviços de data center, nuvem e armazenamento de dados.

Walter Costa chega à companhia com o papel de mapear possibilidades estratégicas a serem seguidas, liderar processos de análise de oportunidades e venda consultiva, além de contribuir para o aumento do corebusiness dos núcleos cloud e data center.

Antes de ir para a Sonda, Costa atuava nos últimos dois anos como consultor independente no setor de TI. De 2009 a 2012, o executivo atuou como líder na divisão de outsourcing da IBM.

“Neste primeiro momento, a missão é fazer um trabalho de transformação para elevar a referência dessas áreas dentro do segmento de serviços de TI do País, alinhado sempre com as outras sedes latinas, buscando as melhores práticas do mercado regional ”, explica o executivo.

Formado em Ciências da Computação pela Unicamp, Costa tem mais de 25 anos de atuação no ambiente de TI com, passagens em empresas como EDS, possuindo profundo conhecimento dos serviços de data center no Brasil e na América Latina.

Há mais de 10 anos na companhia, Caloi assumiu cargos gerenciais em serviços de outsourcing para clientes como Embraer e Petrobras antes de responder pela diretoria da área de Quality Services, na qual permaneceu nos últimos três anos.

No novo cargo, o executivo pretende intensificar os negócios da divisão no mercado brasileiro, expandindo ofertas de nuvem e data center para as vendas consultivas e de integração no Brasil.

"Faremos isso através de uma gestão eficiente e inovadora, frente a um mercado competitivo e que está em constante mutação”, revela Caloi, que é formado em Ciências da Computação pela Universidade do Vale do Paraíba e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas.