Chelsea firma acordo com Wipro. Foto: divulgação.

O Chelsea FC, clube londrino de futebol e atual campeão inglês, anunciou um acordo com a Wipro, multinacional indiana de TI e outsourcing para operacionalizar a digitalização em TI do time.

Com o contrato, de valores não abertos, o clube adotará a ferramenta Customer Journey Engineering para melhorar a relação do clube com torcedores e sócios via canais digitais.

Ao se alinhar com a Wipro, o clube tem a intenção de aperfeiçoar a interação com fãs dentro e fora dos estádios, com inovações em estratégia, design e tecnologia dentro de seu estádio, Stamford Bridge, e para fãs ao redor do mundo via plataformas digitais.

"Dessa forma, a participação e o engajamento de fãs e torcedores com o clube poderá acontecer não apenas nos dias de jogos, mas também por meio da plataforma digital, a qualquer hora e lugar", afirmou o clube em nota.

Além disso, segundo apontou o gerente geral do Chelsea FC, Christian Purslow, a presença poderosa da Wipro na China também pode ser benéfica para o clube no país, onde o time já tem cerca de 50 milhões de torcedores.

O acordo do clube londrino vem no rastro de uma onda de contratos de TI assinados por times da Premier League, primeira divisão do futebol britânico. No início de setembro, o Manchester United se uniu com a HCL em acordo de outsourcing, em que a provedora fará um upgrade em seus sistemas de TI, assim como instalará um laboratório de inovação no estádio Old Trafford.

Em Manchester, porém, os vizinhos - e rivais - Manchester City também estão seguindo este caminho. A SAP firmou uma parceria global de marketing e tecnologia com o City Football Group (CFG), empresa responsável pelo Man City.

Pelo acordo, a empresa alemã será a fornecedora oficial de software em nuvem e prestará consultoria na área de tecnologia. O CFG vai utilizar soluções em nuvem da SAP, incluindo o software de RH SuccessFactors, a plataforma de colaboração social SAP Jam e a SAP Simple Finance, soluções que rodam sobre a plataforma Hana.

Além disso, o grupo usará os softwares de analytics da SAP, como o Predictive Analytics e as ferramentas de Business Intelligence SAP BusinessObjects.