Baguete
InícioNotícias> Hap Vida adota o Ztool para Zimbra

Tamanho da fonte:-A+A

E-MAIL

Hap Vida adota o Ztool para Zimbra

Júlia Merker
// sexta, 25/09/2015 14:39

O Grupo Hap Vida adotou o Ztool como add-on à plataforma de e-mails open source Zimbra. A plataforma da F13 Tecnologia, empresa cearense especializada em software open source, auxilia na economia dos espaços de armazenamento e facilita a auditoria e acesso a mensagens antigas. 

O Grupo Hap Vida adotou o Ztool como add-on à plataforma de e-mails open source Zimbra. Foto: Divulgação.

O Grupo Hap Vida é o terceiro maior plano de saúde do Brasil e tem com oito mil contas de e-mails internos. 

“Tudo isso implica em um volume muito grande de dados armazenados, ainda mais hoje que as pessoas usam e-mail para salvar arquivos e documentos”, conta Tadeu Leandro, gerente de redes e segurança da empresa.

Ele explica que o Ztool permitiu contornar essa dificuldade com um módulo de HSM (Hierarchical Storage Management), em que os e-mails antigos são organizados em unidades de armazenamento de baixo custo, alocados segundo a probabilidade de serem consultados.  

A solução também possibilita que os e-mails do grupo estejam sempre disponíveis. 

“O serviço não pode cair, já que a demora em autorizar determinado procedimento pode ter consequências seríssimas. O Ztool dá essa garantia e permite fazer backup e restore sem precisar parar o sistema de correio eletrônico”, afirma o gerente. 

O Grupo Hap Vida utiliza o Zimbra desde 2011. Com o Ztool, agora eles complementam as funcionalidades da plataforma.

A F13 atende a mais de 50 mil usuários com o Ztool, incluindo clientes como a companhia de alimentos cearense M Dias Branco e órgãos públicos como a Secretaria da Fazenda do Estado do Ceará e a Companhia de Água e Esgoto do Ceará. 

Em julho, a companhia lançou uma versão para assinatura online da suíte de colaboração Zimbra. Com isso, a meta é quadruplicar o número de usuários do Ztool, chegando a 200 mil.

Júlia Merker