A U&M Mineração e Construção fez um upgrade dos seus sistemas da SAP. Foto: Divulgação.

A U&M Mineração e Construção, empresa mineira especializada em serviço de operação de minas, fez um upgrade dos seus sistemas da SAP e levou parte deles para a nuvem Azure em um projeto entregue pela BasisIT, empresa do grupo AX4B especializada em SAP. 

As modificações na parte de sistemas incluem a adoção do pacote de atualizações do SAP e na de infra a versão do banco de dados e sistema operacional.

Ao mesmo tempo, os ambientes do sistema de gestão SAP implantado em 2007 relativos a desenvolvimento, qualidade e solution manager foram para a nuvem Azure, enquanto a parte produtiva segue rodando localmente.

“Entendemos que havia muito valor na migração dos nossos ambientes para a nuvem e que isso seria uma vantagem competitiva. Já estamos nos organizando para iniciar projetos de migração dos outros ambientes para o Microsoft Azure”, avalia Carolina Zacharias, diretora da U&M responsável pelo projeto.

A U&M tem 40 anos de atuação oferecendo serviços de terraplenagem, implantação e operação de minas e transporte de materiais. O faturamento em 2015 foi de R$ R$ 661 milhões.

Curiosamente, é a segunda empresa do setor de mineração do estado a migrar para a Azure. Em 2015, a Ical, companhia mineira de calcinação e uma das maiores do segmento na América Latina, fez um projeto parecido com a SGA, um parceiro Microsoft.

Não existem muitos cases divulgados de clientes SAP rodando sistemas na infraestrutura da Azure, um cenário que deve mudar no futuro.

A AX4B, sediada em São Paulo, adquiriu no começo do ano o controle da Basis IT, uma consultoria de Porto Alegre especializada em administração de ambientes SAP Netweaver e Basis, mirando justamente nesse tipo de projeto.

A AX4B tem experiência em sistemas de gestão (é um das pioneiras no país em vender o ERP da Microsoft, o AX, cuja base é pequena no Brasil), e com o movimento quer ganhar uma entrada também no mercado SAP.

Ainda na semana passada, a Softtek fechou uma acordo com a Microsoft e passou a incluir na sua oferta de serviços a migração do sistema de gestão empresarial SAP para o Azure.