A Johnson & Johnson desenvolveu um novo sistema para gestão de inventário com a Numen. Foto: Divulgação.

A Johnson & Johnson desenvolveu um novo sistema para gestão de inventário a partir do uso de tecnologias da SAP. O projeto foi criado com apoio da Numen.

Utilizando a arquitetura sidecar do SAP HANA com o ERP SAP ECC e o SAP Advanced Planning and Optimization (SAP APO), a empresa desenvolveu uma solução que informa o nível de inventário em toda cadeia de manufatura e distribuição na América Latina.

O SAP Hana  é um banco de dados e uma plataforma de desenvolvimento de aplicativos. A arquitetura fornece processamento de consultas complexas, bem como componentes de aplicativos para funcionarem lado a lado em um ambiente in-memory.

Na região, a Johnson & Johnson tem presença em 16 países, com três plantas fabris (uma delas no Brasil) e 23 centros de distribuição.

O projeto começou a partir da necessidade da companhia de reunir todas as informações consolidadas de inventário em um mesmo sistema. 

Até então, cada país gerenciava as informações de uma maneira própria, utilizando ferramentas como Excel e aplicando muitos processos manuais. Cada operação contava com uma pessoa responsável por coletar os dados e enviar a um profissional indicado a reunir as informações de todos os locais.

“Com isso, após o trabalho de consolidação, uma foto do resultado era enviada uma vez por mês para as lideranças”, relata Walter Valencia, gerente de TI da Johnson & Johnson.

Hoje, as informações estão disponíveis em tempo real. O registro de um gráfico mensal é feito apenas para manter o histórico e realizar análises comparativas ao longo dos meses ou anos.

Com apoio da Numen, a empresa criou, em dez semanas, uma ferramenta web com SAP Hana e SAP Business Objects para integrar as informações e visualizar os dados.

A empresa utiliza o Hana hospedado na AWS com servidores virtuais.

Fundada em 2009, a Numen é uma consultoria especializada em soluções de tecnologia e processos focada em SAP. 

*Júlia Merker cobriu o SAP Fórum, em São Paulo, a convite da SAP.