PREFEITURA

Tubarão abre Hub Saúde

25/09/2018 15:47

A iniciativa é uma parceria entre a prefeitura, a ACIT e a Unisul.

A prefeitura do município de Tubarão lançou o Hub Saúde. Foto: Divulgação.

Tamanho da fonte: -A+A

A prefeitura do município de Tubarão, localizado no Sul de Santa Catarina, firmou uma parceria com a Associação Empresarial de Tubarão (ACIT) e a Unisul para lançar o Hub Saúde.

“A cidade já é referência em saúde no estado. Tubarão tem o maior hospital catarinense em número de leitos, o Hospital Nossa Senhora da Conceição, e suas instituições de ensino oferecem todos os cursos da área de saúde, desde a graduação até o doutorado. Além disso, aqui está instalada uma grande distribuidora farmacêutica [GAM - Genésio A Mendes] e há diversos grupos de pesquisa em saúde”, diz Giovani Bernardo, secretário de desenvolvimento econômico de Tubarão. 

No município existe a oferta de cursos de enfermagem, farmácia, fisioterapia, medicina, medicina veterinária, nutrição, odontologia e psicologia.

O Hub Saúde irá promover ações como o lançamento de um edital para auxiliar startups de healthtech, o vocacionamento para saúde do Centro de Inovação (que deve entrar em funcionamento no início de 2019) e a criação de um Link Lab (programa de inovação aberta da Associação Catarinense de Tecnologia para empresas nascentes de tecnologia que desenvolvam soluções para a saúde).

A prefeitura firmou ainda uma parceria com a Eretz.bio, incubadora de startups do Hospital Israelita Albert Einstein.

O projeto está conectado ao Tubarão 180º, plano para tornar a cidade referência em qualidade de vida para todo o país até 2050, que tem três eixos: desenvolvimento e sustentabilidade, saúde e qualidade de vida, e educação e cidadania.

“O Hub Saúde está diretamente ligado aos dois primeiros eixos, por estimular o desenvolvimento e impactar diretamente no segmento de saúde”, explica Bernardo. 

A região sul de Santa Catarina é dos polos tecnológicos do estado, com quase 1 mil empresas, que faturam R$ 857 milhões e empregam 3 mil pessoas. 

“Esse movimento de Tubarão trará ainda mais valor ao ecossistema da região, dando apoio e incentivos para quem quer investir em inovação. Tornar o polo segmentado é outra iniciativa muito interessante, diferente de tudo o que está sendo feito por aqui”, diz Daniel Leipnitz, presidente da Acate.

Com cerca de 102 mil habitantes, Tubarão está localizado na região sul de Santa Catarina e é sede da Associação dos Municípios da Região de Laguna (Amurel), formada por 17 municípios. A cidade está a 140 km ao sul de Florianópolis.

Veja também

SAÚDE
Cem planos de saúde fecham em 4 anos

No mesmo período, cerca de 3 milhões de brasileiros abriram mão do plano.

DATATHON
Desafio de dados foca saúde pública

É possível se candidatar individualmente ou em equipes de até 3 pessoas.

CARREIRA
Ingram Micro tem líder para vertical de saúde

Thelma Bruzadin foi head de canais e alianças Brasil e Latam da Software AG.

SAÚDE
MV tem primeiro cliente no Equador

O Hospital Metropolitano de Quito, pertencente ao Grupo Conclina, vai adotar o Soul MV.

INOVAÇÃO
Sicredi lança desafios para startups

Os desafios tem relação com triagem de currículos, gestão de gastos de viagens, digitalização de documentos, entre outros.

MV
Hospital Santa Cruz tem prontuário eletrônico

O projeto foi desenvolvida ao longo de 18 meses com a MV.

SAÚDE
Unimed Florianópolis tem acordo com MV

A Unimed Grande Florianópolis irá substituir seus sistemas atuais pela plataforma Soul MV.