A Localiza conta com 8,8 mil funcionários em 599 unidades. Foto: Divulgação.

A Localiza, maior rede de aluguel de carros da América do Sul, contratou a PureStorage para apoiar o processo de evolução tecnológica da companhia.

O projeto de implementação da Pure faz parte do projeto de modernização do ambiente de TI da Localiza, hoje totalmente virtualizado, com dois data centers e estrutura baseada em servidores físicos de alta densidade. A empresa viu potencial na tecnologia all-flash para atender às demandas existentes em sua plataforma integrada. 

“Acreditamos que as inovações em tecnologias de armazenamento e proteção de dados contribuem para otimizar as entregas de TI. O ganho de performance, a operação simplificada e o suporte em tempo real, aliados à garantia de evolução tecnológica, nos mostrou o valor das soluções da Pure Storage”, explica Dante Castro, especialista de TI e responsável pelas equipes de virtualização e armazenamento na Localiza.

O projeto teve início a partir da adoção do FlashArray, operando em um ambiente mais controlado e virtualizado com sistemas de baixo nível crítico. Em 2018, a Localiza fez um upgrade do FlashArray//M para o FlashArray//X. 

Esse segundo passo levou a um novo modelo de negócios da Pure, com a assinatura do Evergreen, programa que permite a flexibilidade de upgrade sem custo adicional. 

“No passado enfrentamos problemas com a questão de renovação de tecnologia e, a longo prazo, o modelo Evergreen da Pure é um diferencial para preservar esse tipo de investimento e manter a evolução tecnológica”, afirma Castro.

Desde a implementação, a Localiza reduziu o tempo de resposta de 1,616ms para 1,101ms. Hoje, a solução Pure está presente nos dois datacenters da Localiza e é responsável por parte do processamento de uma infraestrutura composta por 800 servidores e 900TB de dados.

“A Pure Storage surgiu para acelerar e simplificar os processos de automatização e virtualização das empresas. É um prazer imenso fazer parte da história de evolução de uma companhia como a Localiza, tradicional na América Latina, que atua em diversas frentes de negócios e dispõe de um volume altíssimo de dados”, diz Paulo de Godoy, country manager da Pure Storage no Brasil.

A Localiza conta com 8,8 mil funcionários em 599 unidades distribuídas em 401 cidades. Baseada em Belo Horizonte, a Localiza tem 46 anos de atuação no mercado e é avaliada em R$ 29,6 bilhões.

Com mais de 9,2 milhões de clientes, a empresa tem atuação no Brasil, Argentina, Colômbia, Equador, Paraguai e Uruguai.