Alexandre Apendino, vice-presidente de vendas da TOTVS. Foto: Divulgação.

A TOTVS tem suas franquias como peças-chave para o atendimento de pequenas e médias empresas em todas as regiões do Brasil. Com as 52 unidades que atuam neste modelo, a empresa busca garantir a capilaridade de atendimento e a proximidade com clientes em todas as regiões.

A estrutura de franquias atinge todo o território nacional e cada negócio atua exclusivamente em uma região geográfica, conforme o setor de atividade econômica.

O movimento de franquias também se relaciona com o caminho da TOTVS, uma empresa com trajetória marcada pelo empreendedorismo e inovação. Companhias como Microsiga, Datasul e RM Sistemas fizeram parte da história da empresa.

“Grande parte dos diretores das nossas franquias estiveram envolvidos direta ou indiretamente com a operação da TOTVS em algum momento, antes de sonharem em ter uma franquia da marca na sua região de origem ou que dominam. Esse é um grande diferencial, principalmente no que diz respeito à força da cultura corporativa. Quando as equipes estão na mesma sintonia, o cliente percebe na ponta”, destaca Alexandre Apendino, vice-presidente de vendas da TOTVS.

Além deste modelo, a empresa conta com filiais e mais de 5 mil canais para oferecer soluções e suporte aos clientes.

“A principal diferença entre as franquias e as revendas está no perfil de clientes que cada uma delas atende. Enquanto as franquias estão focadas em atender o segmento de pequenas e médias, as revendas são especialistas em micro e pequenas empresas, ofertando soluções como Bemacash, por exemplo”, detalha Apendino.

Para alinhar o trabalho das franquias com a operação interna da TOTVS, a empresa promove mensalmente um evento online para compartilhar novidades de produtos, apresentar os resultados do mês, compartilhar cases de sucesso e apresentar estratégias para o próximo mês. 

“É um momento crucial para gerar aproximação com todas as regiões e a tecnologia é nossa aliada nesse sentido. Ainda assim, vale citar que por mais que as franquias atuem individualmente, em seus territórios, existe uma preocupação por parte deles em manter uma unicidade e experiência única com a marca TOTVS, pois um diferencial do sistema de franquias é que todos representam as cores da mesma empresa”, completa o executivo.

Para a TOTVS, o principal ganho de atuar com franquias está na proximidade gerada com o cliente a partir do conhecimento do cenário econômico da região e entendimento dos principais desafios enfrentados pelas empresas em cada território. 

“No momento de expandir o uso das soluções de tecnologia, tudo fica mais fácil quando se tem um atendimento dedicado, regional e capacitado para apresentar as melhores soluções para dar um próximo passo rumo à digitalização de áreas ou processos. Muito diferente do que acontece com outros players de mercado, que têm dificuldade em manter um relacionamento próximo com empresas em todos os cantos do país”, reforça Apendino

A TOTVS conta com 8 unidades próprias, 11 centros de desenvolvimento, 52 franquias e 5 mil canais de distribuição, investindo R$ 1.6 bilhão em pesquisa e desenvolvimento nos últimos 5 anos para atender as exigências de 12 setores da economia.