O Sistema Unicred está presente em 15 estados brasileiros.

A Unicred Brasil, confederação de cooperativas financeiras, adotou a solução Now Platform, da ServiceNow, para reunir em uma única plataforma os sistemas internos de 15 estados, e criar um novo portal de demandas.

O projeto foi desenvolvido e implementado pela ServiceNow com a parceira Organize Cloud Labs, que foi comprada pela Accenture em agosto.

Por conta da pandemia, a implantação, que aconteceu em um período de dois meses, se deu forma totalmente remota.

No período, a empresa realizou a revitalização do catálogo de serviços e a criação do novo portal de demandas, criado com abordagens de User Experience (UX) e centrado nas necessidades informadas pelas cooperativas.

O portal já integra a central que compreende Santa Catarina e Paraná com suas seis cooperativas filiadas, atendendo mais de 600 funcionários, além da central que reúne Rio de Janeiro e Mato Grosso.

Ainda em setembro, está prevista a implantação na central do Rio Grande do Sul e, no final de outubro, a plataforma deve chegar à central multirregional.

Segundo a cooperativa, a principal característica do novo portal é um nível inédito de unificação das demandas internas. 

O portal deve gerar resultados práticos, como maior agilidade e redução no tempo de resolução de demandas, com um impacto positivo na produtividade e na qualidade do trabalho dos funcionários — pois elimina etapas, burocracias e sistemas conflitantes. 

Ele será utilizado tanto para a resolução de demandas internas quanto externas, como solicitações de materiais de expediente, solicitações de parametrização em sistema e dúvidas de produtos e serviços.

Todos os processos estarão armazenados no serviço de nuvem da ServiceNow. Assim, o portal também poderá ser acessado de qualquer dispositivo em qualquer lugar, inclusive no home office.

“Para melhor gestão da confederação, centrais e cooperativas, a ferramenta possibilita uma melhor rastreabilidade das demandas, permitindo atuação dos times em busca de resoluções mais ágeis”, afirma Felipe Couto Reiser, especialista em processos da Unicred.

A ServiceNow fornece suas soluções para a Unicred desde 2016, quando a instituição  contratou sua primeira implantação de gerenciamento de serviços de TI (ITSM) através da Organize. 

Em 2018, a mesma integradora realizou a implementação de um Centro de Serviços Compartilhados (CSC) para a Central Unicred. Graças ao sucesso deste projeto, resolveu-se ampliar a utilização do ServiceNow.

“Sem dúvidas, a digitalização dos serviços ofertados pela Unicred para suas cooperativas, e que foram disponibilizados no ServiceNow, irá proporcionar uma maior agilidade, transparência e experiência no atendimento”, destaca Marcel Komatu, diretor comercial da Organize Cloud Labs.

Fundada em 2014, a Organize tem sede em São Paulo e é uma das maiores parceiras da ServiceNow no Brasil, tendo realizado 50 implementações em clientes como Grupo Votorantim, Saint-Gobain e TV Globo.

A ServiceNow, por sua vez, atuando desde 2004 e tem uma presença mais recente no Brasil, que começou a valer só em 2013. Ela vem crescendo na faixa dos 30% por ano, tendo fechado 2019 com um receita de US$ 3,46 bilhões.

Um indicador importante que a Servicenow costuma frisar é a quantidade de negócios fechados acima de US$ 1 milhão, o que indica uma penetração no segmento corporativo. Eles foram 892 em 2019, uma alta de 32%.

Criado há 30 anos, o Sistema Unicred contabiliza R$13,6 bilhões em ativos totais com 279 agências em todo o país. São 35 cooperativas e aproximadamente 280 unidades de negócios em 15 estados brasileiros, com mais de 220 mil cooperados.